Depois de oferecer serviço online no Portal da Prefeitura para emissão da segunda via do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Coordenadoria Fiscal e Tributária, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), também disponibiliza desde a última quarta-feira (23/02) no site www.presidenteprudente.sp.gov.br, o mesmo recurso aos contribuintes prudentinos que tiveram os talonários do Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxa de Fiscalização de Atividade e Taxa de Vigilância Sanitária devolvidos. No total, foram 3.974 carnês referentes a estes serviços devolvidos à Prefeitura pelos Correios.
Por meio de publicação oficial, a coordenadora fiscal e tributária da Prefeitura, Maria Aparecida de Lima Trugillo, informa que quem não recebeu os carnês referentes ao ISS e estas duas últimas taxas até o último dia 21, já pode retirar o mesmo no setor de tributos da Prefeitura (que fica no térreo), “e se for o caso, solicitar a emissão da segunda via”. Comunica ainda que os referidos carnês começam a vencer nesta sexta-feira (25). “Em hipótese alguma a administração autorizará a dispensa de acréscimos legais dos tributos vencidos, inclusive aos referentes a processos de revisão de lançamento que estiverem em andamento quando dos vencimentos dos prazos para pagamento”, informa na publicação.
Para utilizar o serviço online, o munícipe deve acessar a seção ‘Serviços’ do site, localizada no canto superior esquerdo da página, e clicar no ícone ‘2ª Via Carnê ISS (Novo)’, o segundo da coluna. Ao abrir a página, é preciso informar o número do cadastro do contribuinte (que consta em qualquer carnê, mesmo do ano anterior) e clicar em consultar. Antes de gerar o boleto, o sistema oferece as opções de pagar o valor integralmente ou em parcelas. Impresso, o boleto pode ser pago pelo contribuinte nas agências bancárias até o vencimento. E para facilitar o acesso às informações, vale lembrar que o sistema disponibiliza ainda uma lista para consulta com os nomes dos contribuintes que tiveram os carnês devolvidos.
No caso do IPTU, conforme já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, dos 101.712 talões do tributo distribuídos este ano, 1.887 foram devolvidos pelos Correios. Em ambos os casos – ISS e IPTU –, a Prefeitura orienta o contribuinte que não recebeu o carnê por mudança endereço, a procurarem o serviço de Protocolo da Prefeitura e apresentar os comprovantes de endereço atual e cópia da certidão negativa do imóvel.
Fonte: Secretaria de Comunicação