Cons. de Acomp. e Cont. Social do FUNDEB e de Valorização dos Profs. da Educação

Sergio Henrique de Oliveira

Foto de Sergio Henrique de Oliveira

Sergio Henrique de Oliveira tem 40 anos, dois filhos, casado, pedagogo, servidor efetivo no cargo de professor de Educação Infantil, sendo 19 anos dedicados à municipalidade, também já exerceu por meio eletivo as funções de Orientador Pedagógico (E.M. João Bohac) e Vice-Direção (E.M. Aziz Felippe), também desenvolveu por vários anos nos Conselhos Escolares cargos eletivos de Diretor Financeiro de 2017 a 2023 (E.M. Nazarena Zamit) e de 2023 a 2025 Presidente do Conselho Fiscal (E.M. Cel. José Soares Marcondes ).

De 2019 a 2025, titular eleito pela Educação na Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho e combate ao Assédio (CIPA) do Município de Presidente Prudente/SP. Possui formações em Coaching e Programação Neurolinguística pelo Instituto Mais Foco. Possui especializações em Tecnologia da Educação, em EAD, Política e Sociedade, Direito na Educação e Docência no Ensino Superior e atualmente cursando Pós - Graduação em Neurolinguística e Psicopedagogia.

Atualmente membro titular no CACS FUNDEB como Professor representante da Educação Básica de Presidente Prudente e em 12 de março de 2025 para continuidade da gestão 2023-2026, sendo eleito por aclamação como Presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social Do Fundo de Desenvolvimento e Financiamento da Educação Básica (CACS-FUNDEB).

Sobre

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB) é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.

O Poder Executivo deve oferecer ao conselho o necessário apoio material e logístico – disponibilizando, se necessário, local para reuniões, materiais, equipamentos etc. – de forma a assegurar a realização periódica das reuniões de trabalho, garantindo condições para que o colegiado desempenhe suas atividades e exerça efetivamente suas funções.

A atividade dos conselhos do FUNDEB soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. Entretanto, o CACS-FUNDEB não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, portanto, ser confundido com o controle interno (executado pelo próprio Poder Executivo), nem com o controle externo, a cargo do Tribunal de Contas, na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.

O controle exercido pelos conselhos do FUNDEB representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.

Ações

O CACS FUNDEB (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) tem como finalidade principal acompanhar, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos do FUNDEB, que é o principal fundo destinado ao financiamento da educação básica pública no Brasil. Suas funções principais são:

  1. Fiscalizar a distribuição e aplicação dos recursos do FUNDEB nos estados e municípios.
  2. Acompanhar a execução orçamentária dos recursos do fundo, garantindo que sejam usados corretamente.
  3. Zelar pela qualidade e equidade da educação básica, verificando se os recursos chegam às escolas e são aplicados de forma eficiente.
  4. Emitir pareceres e relatórios sobre a gestão do FUNDEB, que devem ser considerados pelos órgãos de controle interno e externo.
  5. Contribuir para a transparência da gestão educacional e o controle social. O conselho é composto por representantes do poder executivo, dos professores e diretores das escolas públicas, dos pais de alunos, do conselho tutelar, de organizações da sociedade civil (quando previsto) e, em alguns casos, do Legislativo.

Localização

Sala dos Conselhos, CEFORPPE - Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 1950. Jd.Itaipu

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

E-mail

scseducpp@gmail.com

Telefone

Telefone: (18)3909-2382

Representantes do Poder Executivo Municipal:
T - Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi
S - Mara Suzete Pereira Cabral do Amaral
T – Rosanna Miyasaki Menezes
S - Renata da Silva Nunes
Representantes dos Professores da Educação Básica Pública:
T - Sergio Henrique de Oliveira
S – Fernanda Barcaro Silva Batalhoti
Representantes dos Diretores das Escolas Básicas Públicas:
T – Rosa Aparecida Belão Sala
S - Clara Cristina Tenório Daguano
Representantes dos Servidores Técnico-Administrativos:
T - Bruno Santos Morcelli
S – Luís Felipe Carneiro Maluly
Representantes dos Pais de alunos da Educação Básica Pública:
T - Eliziane Paula da Silva Voss
S – Roseli Aparecida Ribas Ribeiro
T - Ozéias Vitoriano Barbosa
S – Fernanda da Silva Bonfim
Representante dos Estudantes da Educação Básica Pública:
T – José Roberto Agnelo Romão
S – Francisco Pereira da Silva
T – Juliano Marques
S – Gildo Rodrigues
Representantes do Conselho Municipal de Educação (COMED):
T - Antônio Rodrigues de Oliveira Júnior
S – Márcia Aparecida Pinheiro Janial
Representantes do Conselho Tutelar
T - Diná Albano da Cruz
S – Raquel Alfaro Ovandro
Representantes das Organizações da Sociedade Civil:
T – Lúcia Aparecida Pessoa Busette
S – Maria Catarina Donzelli Pereira
T – Maria Jose Silva dos Santos
S – Leonice Conceição Prado

Ana Paula H. Montanher - Escriturária (Sala dos Conselhos)