A contribuição dos imigrantes para com o desenvolvimento sócio-econômico de Presidente Prudente mantém o reconhecimento público na praça do Jardim das Rosas, denominada de Praça dos Imigrantes. Espaço público revitalizado pela administração municipal, com as melhorias inauguradas na noite desta sexta-feira (3/12) pelo prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB).

A praça recebeu novas calçadas, a troca de iluminação e, entre outras melhorias, a instalação de academia da longevidade. Os serviços foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras, pela qual responde Alfredo Penha. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do secretário Fernando Luizari, promoveu a remodelação do paisagismo.

O prefeito Tupã disse, num pronunciamento público, que a praça foi construída em meados dos anos 1980 na administração do então prefeito Virgilio Tiezzi Júnior, projetada pela arquiteta Iara Valim. ´´A Iara fez um belo trabalho. Ela foi servidora pública e se aposentou recentemente, mas pela importância dos seus serviços estará sempre com a gente``, comentou o prefeito.

´´É muito importante reconhecer as pessoas de outras nações que acreditaram no Brasil e em Presidente Prudente. Esta praça representa uma justa homenagem a essas pessoas``, afirmou Tupã. O vice-prefeito Marcos Vinha (PT) comentou que fazia mais de 20 anos que a praça não recebia melhorias e lembrou procedimento idêntico com a Praça do Bacarim, recém revitalizada.

Em nome das colônias homenageadas, falou o represente da Associação Luso Brasileira, José Bezerra de Moura. ´´Havia um certo abandono nesta praça. Agradeço ao prefeito Tupã, ao Vinha e aos secretários por trazer para a comunidade essas benfeitorias, incluindo uma academia``, disse Bezerra e fez um apelo à criação da Guarda Municipal, ´´justamente para zelar pelo patrimônio público``.

A cerimônia foi aberta com o hastear das bandeiras de vários países incluindo a do Brasil, além da de São Paulo e de Prudente, ao som do hino nacional interpretado por Joseli Barbosa, acompanhada pelos músicos André Munhoz e Edivanci Cecílio, do Projeto Aquarela. O prefeito Tupã hasteou o bandeira brasileira, a professora Edma Mattos – representante da Comunidade Negra – a paulista e José Bezerra de Moura a prudentina.

Fonte: Secretaria de Comunicação