Há mais de seis anos, a Prefeitura de Presidente Prudente disponibiliza em seu site oficial (www.presidenteprudente.sp.gov.br), uma ferramenta de busca que permite consultar onde uma pessoa sepultada no Cemitério Municipal São João Batista há anos ou mesmo recentemente, se encontra atualmente. Para acessar o sistema, basta clicar no ícone ‘Cemitério’ localizado na seção ‘Outros’ à esquerda do site. Ao clicar, o usuário é direcionado a uma ferramenta de busca. Nela, é preciso digitar o nome completo ou parte do nome da pessoa que deseja localizar, e pronto: o interessado tem acesso a uma série de informações, tais como nome, quadra, lote, sub-lote (se for o caso) e a data de falecimento do sepultado pesquisado. O serviço é disponibilizado gratuitamente.

De acordo com o programador de sistemas da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Caetano Bocchi Pedroso, o serviço já era disponibilizado à população nas duas versões anterior do site, porém, foi melhorado e refinado com a nova versão do endereço eletrônico. “É uma espécie de consulta à base de dados do próprio cemitério e que as pessoas tem utilizado bastante”, diz.

A informação é ratificada pelo gerente-administrativo da necrópole, Carlos Alberto de Lima. De acordo com ele, no dia-a-dia a consulta ao sistema é pouca utilizada, mas na semana que antecede Finados, essa busca online tende aumentar. “Só para se ter uma ideia, se no dia-a-dia este tipo de consulta representa 5% dos acessos ao site, na aproximação do feriado de Finados sobe para 10%”, compara.

Ainda de acordo com Lima, os acessos na maioria das vezes decorrem de pessoas que residem em outras cidades, mas que têm parentes sepultados ali, e que há anos não visita a sepultura do ente. “Digamos que o uso seja bem pouco. Na verdade as pessoas gostam mesmo de vir até o cemitério e buscar informações pessoalmente na administração, é um hábito do prudentino. Em contrapartida existem àqueles que optam pelas Internet, ou seja, fazem a pesquisa sem sair de casa”, encerra.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO