Nesta terça-feira, dia 18 de novembro, cerca de 4 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente serão avaliados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), destinados aos 2º e 5º anos do ensino fundamental, com questões de múltipla escolha de língua portuguesa e matemática.
Como parte da avaliação, no dia 13 de novembro, as escolas municipais participaram do Dia A da Alfabetização, uma mobilização estadual que antecede o Saresp. A ação teve como objetivo engajar alunos, professores e famílias, além de promover atividades que reforçam aprendizagens e constroem um clima de confiança e motivação para a avaliação.
Com o compromisso de garantir uma participação tranquila e organizada, a Seduc reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar e destaca que avaliações externas, como o Saresp, são instrumentos fundamentais para fortalecer a aprendizagem e orientar decisões que impactam diretamente o percurso escolar das crianças.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Karina Gomes, a aplicação do Saresp é mais um momento estratégico para toda a rede, pois permite monitorar os níveis de aprendizagem, orientar ações pedagógicas e fortalecer políticas públicas voltadas à melhoria da educação. “Por meio dos resultados, as escolas e a Secretaria Municipal de Educação conseguem identificar avanços, desafios e necessidades específicas, contribuindo diretamente para a qualificação do trabalho pedagógico”.
Fonte: arquivo/Seduc