Com um total de 116 canteiros construídos em uma área 36 mil metros quadrados para o cultivo de hortifrutis, sendo que em cada um deles a produção média é de 400 pés de verduras por safra (na maioria das culturas, a cada 60 dias), a Horta Municipal de Presidente Prudente, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), chega a distribuir semanalmente, dependendo das condições climáticas, entre 50 e 160 caixas compostas de verduras, frutas e legumes. Tais quantidades são repassadas para vários estabelecimentos, entre entidades assistenciais, escolas, creches, igrejas e hospitais, os principais beneficiados com a doação. De acordo com o técnico agrônomo e responsável pelo local, José Aparecido Nunes Sampaio, são mais de 40 tipos de produtos distribuídos gratuitamente e que beneficiam diretamente aproximadamente 10 mil pessoas, entre crianças e adultos.

Com tamanha variedade das culturas nos canteiros, estão inclusos na relação dos produtos doados os seguintes: alface, almeirão, alcega, agrião, rúcula, mostarda, chicória, rabanete, nabo, mandioca, cheiro verde (salsa e cebolinha), cenoura, beterraba, entre outras variedades. "Além disso, existe uma área destinada para o cultivo de outras culturas como a mandioca, berinjela, repolho e pimentão, que são plantas maiores. Estes produtos também são doados", diz. Este ano, frisa Sampaio, a meta do município é aumentar a produção e consequentemente o número de doações. "No ano passado repassamos os produtos cultivados aqui [na horta], entre verduras, frutas e legumes, para 42 estabelecimentos. Esse ano o número de contemplados deve aumentar", acredita.

Ele explica que no dia-a-dia os produtos são retirados no local por representantes das próprias instituições contempladas, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 9h30. Ainda segundo ele, entidades interessadas no benefício, podem requerer as doações junto à Sedepp, através de requerimento dirigido aos cuidados do secretário da pasta Carlos Frederico Machado Dias ou do coordenador de Agricultura e Abastecimento Cláudio Mura. "Neste início de ano a colheita tem sido pouca, de aproximadamente 50 caixas de verduras semanais, até mesmo pelo fato das chuvas entre dezembro e fevereiro ter destruído 12 mil pés de verduras no período. Agora com a estiagem nos últimos dias, a produção a partir da próxima semana passará a ser maior", revela.

A novidade para este ano, ressalta o técnico agrônomo, trata-se da estufa com sistema hidropônico, onde sementes são germinadas na água. Nela, por enquanto, são cultivadas culturas como o agrião e alface, sendo que a capacidade de produção nela pode chegar até 3 mil unidades de pés de verduras. Em contrapartida, a estufa convencional produz em média 2 mil mudas, que depois de prontas para o plantio em solo, são transpostas e cultivadas nos canteiros. "Apenas sementes de rúcula, cenoura e salsinha são plantadas diretamente nos canteiros. O restante, como almeirão, alface, chicória, repolho, berinjela, entre outros, as mudas são preparadas na estufa convencional", completa.

Veja as entidades contempladas com os produtos cultivados na Horta Municipal: Associação Bethel – Projeto Mão Amiga, Associação de Peregrinação do Rosário, Associação Prudentina de Prevenção à Aids (APPA), Casa da Criança São José, Casa de Passagem, Casa do Pequeno Trabalhador, Projeto Aquarela, Escola Municipal (creche) Clotilde Veiga Barros, creche Walter Figueiredo, Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Antônio Moreira Lima, Emef Doutor João Franco de Godoy, Escola Estadual (E.E.) João Sebastião Lisboa e Emef Professora Alayde T. Faria Motta.

Aparecem ainda na relação a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) Doutor Carlos Ceriani, Escola Municipal de Educação infantil (Emei) Maria Haddad Haidamus, Emei Ondina Qurino Barbosa, Emei Professor João Boahac, Emei Valter Marques, Emei Vilma Giannotti Martinez, Emeif Domingos Ferreira Medeiros, Emeif Professor Ocyr Azevedo, Emeif Negrão Freitas dos Santos, Escola Municipal José Carlos João, Fraternidade de Almeida G. Brandão, Fraternidade São Damião, Fundação Mirim, Fundo Social de Solidariedade, Grupo União, Programa Criança Futuro no Presente, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Santa Casa de Misericórdia, Lar Santa Filomena, Lar dos Meninos e Vila da Fraternidade, Igreja da Maristela, entre outras.

Serviço- Para as entidades e órgãos interessadas em requisitar as doações, a Sedepp fica na Avenida Joaquim Constantino, nº 1.000, ao lado do Posto Rio 400. O horário de atendimento é das 8h às 17h. O telefone para mais informações é o (18) 3918-4200.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO