O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente oferece a todas as famílias referenciadas no programa de transferência de renda Bolsa Família, que tenham cães e gatos, o serviço gratuito de castração gratuita de animais. Conforme o médico veterinário e diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, o serviço gratuito foi retomado no mês de janeiro e tem como objetivo garantir o controle da população canina, com isso, evitar epidemias de doenças como a leishimaniose canina e a raiva. O médico veterinário orienta as famílias entrarem em contato com o CCZ para realizar o cadastramento e agendar a castração. O contato é feito através do telefone (18) 3905-4220.
Conforme o médico veterinário, a intenção é de realizar de 60 a 70 cirurgias por mês entre castração de cães e gatos. Segundo ele, a cirurgia é feita em clínica particular através de convênio firmado com o CCZ, para que sejam viabilizadas no decorrer de 2014 pelo menos 840 cirurgias para castração de animais de famílias que estejam cadastradas no Bolsa Família. O CCZ fica responsável por buscar e entregar o animal na residência da pessoa.
De acordo com o diretor, a orientação é que as famílias procurem o CCZ, ou entrem em contato por telefone para providenciar o cadastro de solicitação do serviço. Após o cadastro a castração ocorre no prazo máximo de até dois meses, conforme a lista de espera. O trabalho gratuito de castração será oferecido pelo CCZ durante todo o ano de 2014. O diretor do CCZ explica que a convocação das famílias cadastradas no programa Bolsa Família ocorre em razão da baixa na procura pelo serviço.
Os interessados devem efetuar a inscrição com o preenchimento de ficha de inscrição e apresentação do documento pessoal e apresentação do cartão do programa do Bolsa família, além do comprovante de endereço. Os dados serão anotados para a triagem e após avaliação serão atendidos no programa de castração do CCZ.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação