O início do ano de 2014 é marcado com os preparativos do lançamento do Carnaval 2014, que é realizado na cidade pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O lançamento oficial da programação do carnaval ocorrerá no dia 29 de janeiro às 21h no Tênis Clube de Presidente Prudente com a participação das escolas de samba, que participam do Carnaval 2014. O evento contará com a realização do concurso para escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval de Prudente 2014.
As inscrições para o concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval serão recebidas pela Secretaria Municipal de Turismo do dia 13 ao dia 17 de janeiro de 2014 das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira sede da pasta, localizada na Cidade da Criança, Rodovia Raposo Tavares, Km 561. As inscrições são gratuitas. A programação do Carnaval é preparada pela Setur, que já confirma a data do desfile de carnaval para o dia 1° de março, na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo a partir das 20h.
O desfile de carnaval contará com a participação das escolas de samba de Prudente, que já iniciaram os preparativos com a montagem dos carros alegóricos, alas, ensaios dos enredos de carnaval, além da organização dos eventos sociais, para arrecadar fundos para o carnaval. Neste ano, o desfile de carnaval contará com a participação das seguintes agremiações: Escola de Samba: Unidos de Quem Vier; Grêmio Recreativo da Zona Leste; Escola de Samba: Se Sair é Milagre; Real Grandeza e o Bloco Acadêmicos do Sereno.
Conforme o regulamento do concurso da Rainha do Carnaval, as candidatas deverão preencher os seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 18 anos completos; ser natural de Presidente Prudente, distrito ou residir nesta mesma cidade há mais de três anos consecutivos, além disso, no ato da inscrição a candidata deverá apresentar o RG. As vencedoras receberão no dia do concurso, troféu, um mimo e faixa correspondente ao título conquistado.
Na etapa de seleção para a escolha da Rainha do Carnaval 2014, que ocorrerá no dia 29 de janeiro serão selecionadas cinco candidatas, onde serão avaliados os seguintes critérios: beleza; simpatia; comunicabilidade; espírito carnavalesco e samba no pé. Já em relação ao requisito para o cargo de Rei Momo, o candidato deverá ter idade entre 18 e 60 anos. O reinado do vencedor do concurso terá duração de um ano, sem possibilidade de reeleição.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação