O primeiro dia de 2013 foi de movimentação intensa entre o fim da manhã e o início da tarde desta terça-feira, no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. É que além da sessão solene de posse dos vereadores, do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e do vice-prefeito Marcos Vinha (PT) na Câmara Municipal, o secretário municipal de Administração, Alberico Bezerra de Lima, conduziu a posse administrativa e nomeação dos secretários municipais no Gabinete. A cerimônia formal de leitura e assinaturas da ata e decretos foi acompanhada pelos familiares de Tupã e Vinha, novo secretariado, funcionários da Prefeitura e população em geral.
Na ocasião, o chefe do Executivo frisou que a gestão 2013/2016 trata-se de um novo desafio. “O nosso primeiro compromisso se encerrou ontem [31/12/212]. Hoje começa um novo governo. Um governo que tem que ser melhor do que o que findou ontem. O que pretendemos é dar continuidade ao trabalho voltado à população e o espírito de união com que temos governado nossa cidade”, disse em seu primeiro discurso do ano na Prefeitura.
Sobre as mudanças no primeiro escalão, ele pediu comprometimento dos novos secretários e se disse grato e contente com o trabalho de cada qual que deixa o governo. “O nosso compromisso é muito sério, mesmo por que em Presidente Prudente não se brinca de ser secretário municipal. O trabalho frente às pastas precisa ser muito sério. Àqueles que permanecem, que estejam neste novo governo de espírito renovado, sobretudo com muita humildade, respeito e vontade de servir bem à população que nos delegou para isso. Aos novos, que já ocuparam cargos públicos e, portanto, sabem como funciona à máquina pública, que correspondam à altura das nossas expectativas. E eu tenho certeza que farão dessa maneira”, solicitou.
Os novos nomes que passam a integrar o secretariado municipal são os seguintes: Wilson Portella Rodrigues, que assume como titular a pasta municipal do Meio Ambiente deixada pelo então secretário Fernando Luizari Gomes; Carlos Alberto da Silva Corrêa, conhecido como Carlos Casagrande, que passa a comandar a Secretaria Municipal de Turismo – deverá tão logo ser instituída pelo prefeito, após aprovação da Câmara Municipal; Aristeu Santos Penalva de Oliveira, que retorna à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) da qual sai Edílson Magno; Oswaldo de Oliveira Bosquet, que assume a pasta de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) no lugar de Luiz Abel Gomes Brondi, que por sua vez, foi nomeado para a Assessoria Especial, a qual futuramente será transformada em Assessoria de Projetos.
Por fim, também está de volta ao governo o professor e sociólogo José Caetano da Silva, para ocupar, interinamente, a presidência da Fundação Educacional Vicente Furlanetto, mantenedora do Centro Educação Profissional Antônio Zacharias (Cepaz). As poucas mudanças, segundo o vice-prefeito Marcos Vinha, é fundamentada em uma justificativa plausível. “Primeiro dizer da responsabilidade desse comando. O fato das poucas mudanças é por que em time vencedor não se mexe. Dizer ainda da felicidade e gratidão à população nos outorgou para que estejamos na frente do comando pelos próximos quatro anos. Ainda agradecer os dois deputados, Ed Thomas [PSB] e Mauro Bragato [PSDB], empresários, trabalhadores prudentinos e funcionários públicos”, argumentou em tom de contentamento e gratidão.
Indagado pela imprensa sobre as prioridades em sua segunda gestão, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) foi claro em dizer que Educação e Saúde figuram entre elas. “Com certeza todo prefeito lhes responderia isso. Além disso, em Prudente queremos tornar possível o projeto de educação integral Cidadescola em 100% das unidades públicas municipais; na saúde, implantar unidades de Pronto Atendimento 24 horas; no aspecto meio ambiente, encerrar definitivamente o problema do lixão e consequentemente instalar o novo aterro sanitário; por fim, continuar buscando recursos junto às esferas federal e estadual, de modo a colocar em prática o projeto de Mobilidade Urbana”, enumerou.
Em relação aos novos secretários, Tupã garantiu que vai exigir da mesma maneira como tem exigido nesses últimos quatro anos aos remanescentes e não-remanescentes. “E o principal de tudo: vamos cobrar de cada um deles a elaboração de projetos. Secretário não pode ficar atrás de uma mesa em seu Gabinete simplesmente achando que as coisas vão acontecer por acontecer, dependendo apenas do orçamento municipal. Nossos secretários trabalham, precisam estar em contato com a população de modo a contribuir com a Prefeitura, até mesmo para aliviar o caixa”, se posicionou.
Confira, a seguir, quem entra e quem permanece na segunda gestão do prefeito Tupã:
Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) – Oswaldo de Oliveira Bosquet
Sargento reformado da Polícia Militar e formado em Direito onde milita na área de Direito Público, Oswaldo de Oliveira Bosquet tem 44 anos, é casado, e pai de duas filhas – uma de 16 e a outra de 12 anos. Na Câmara Municipal de Presidente Prudente foi vereador por três mandatos consecutivos – gestões 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012 –, períodos em que também presidiu a Comissão de Justiça e Redação do Legislativo. Na prefeitura, já foi secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) – Aristeu Santos Penalva de Oliveira
Formado em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Aristeu Santos Penalva de Oliveira tem 51 anos, e é solteiro. Na década de 80 atuou como coordenador de projetos na Orniex Industria Química. Atualmente trabalha na Companhia de Saneamento Básica do Estado de São Paulo (Sabesp), onde desde 1990 ocupa a função de coordenador regional de Informática. Membro da Executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Penalva já foi titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), entre 2011 e 2012, na primeira gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. Ainda na política, antes do PSB foi filiado ao Partido Popular Socialista (PPS), entre 2000 e 2003.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) – Wilson Portella Rodrigues
Formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, Wilson Portella Rodrigues tem 52 anos, é divorciado, e pai de uma filha de 32 anos. Já foi vereador da Câmara Municipal de Presidente Prudente entre os anos 1982 e 2000, sendo nesse período presidente da Casa de Leis por duas vezes. Ainda na política foi suplente a deputado estadual em 1998, e delegado estadual de Cultura entre 2000 e 2009, período em que também foi coordenador da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi. Na administração municipal ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura no ano de 2008, na então gestão do prefeito Carlos Roberto Biancardi. Também presidiu partidos políticos, entre eles o extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Neste último, Portella ocupa atualmente o cargo de coordenador regional.
Secretaria Municipal de Turismo – Carlos Alberto da Silva Corrêa (Carlos Casagrande)
Contador, administrador e bacharel em Direito, Carlos Alberto da Silva Corrêa tem 53 anos, é casado, e pai de dois filhos – um de 25 e outro de 21 anos. Empresário no ramo de calçados e perito contábil, na administração pública já exerceu o cargo de coordenador de Setor Industrial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), entre os anos de 1997 e 1998, na então gestão do prefeito Mauro Bragato, época em que também presidiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Assessoria Especial – Luiz Abel Gomes Brondi
Formado em Engenharia Civil, Luiz Abel Gomes Brondi tem 47 anos, e é pai de dois filhos – um de 20 e outra de 16 anos. Em seu currículo, já acumulou experiências na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em construtoras e empresas de telecomunicações. Também foi engenheiro de seguros no Itaú. Na administração pública exerceu o cargo de secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), entre os anos de 2009 e 2012, na primeira gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’.
Fundação Educacional Vicente Furlanetto – José Caetano da Silva
Professor e sociólogo, José Caetano da Silva foi presidente da Fundação Educacional Vicente Fulanetto entre 2009/2012. Ele pediu exoneração do cargo no ano passado para concorrer a sua quarta legislatura na Câmara Municipal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Agora, retorna interinamente à presidência da fundação que é mantenedora do Cepaz.
Relação dos secretários que permanecem na gestão 2013-2016:
Chefe de Gabinete – Feiz Abbud
Secretaria Municipal de Administração – Alberico Bezerra de Lima
Secretaria Municipal de Assistência Social – Regina Helena Penati Cardoso Ferreira
Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos – Amadis de Oliveira Sá
Secretaria Municipal de Comunicação – Marcos Tadeu
Secretaria Municipal de Cultura – José Fabio de Sousa Nougueira
Secretaria Municipal de Educação – Ondina Barbosa Gerbasi
Secretaria Municipal de Esportes – Maria Cristina Borges Madeiral Netto
Secretaria Municipal de Finanças – Cadmo Lupércia Garcia
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – Alfredo José Penha
Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbana e Habitação – Laércio Batista de Alcântara
Secretaria Municipal de Saúde – Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade
Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação – Rogério Marcus Alessi
Assessoria para Assuntos Especiais – Reinaldo Lázaro Ruas
Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) – Mateus Godoi
Controladoria Interna – José Carlos Raposo
Fundação Educacional Vicente Furlanetto – José Caetano da Silva
Fundo Social de Solidariedade – Renata Guimarães Santos Mello
Procon – Ana Paula Atayde Setti
Serviço de Assistência e Seguro Social dos Municipiários (Sassom) – Carlos Magno de Queiroz Mattos
Sistema de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Prudenprev) – Donizete João Veloso dos Santos
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação