Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (05/09), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) assinou termo aditivo que prevê a liberação de R$ 280 mil para ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana. O recurso resulta de emenda parlamentar viabilizada num esforço do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Com a ampliação, a pretensão do município, segundo o secretário-adjunto da pasta municipal de Saúde, Gerson Tolomei, é fazer com que a unidade passe a operar 24 horas, já que através dela é prevista a implantação de Pronto-Atendimento (PA) no horário noturno.
A melhoria no local, segundo ele, visa corresponder a uma demanda estimada em 40 mil pessoas existentes na região da zona leste onde estão inseridos, além do Santana, os bairros Jardim Planalto, Jardim Planaltina, Vila Aurélio, Jardim Santa Mônica, Jardim Marisa, Jardim São Domingos, Jardim São Bento, Parque José Rota, Jardim Paraíso, Jardim Brasília, entre outros. “O início da ampliação e das reformas previstas estão previstos para um período de cinco meses a contar da data de depósito do recurso na conta da Prefeitura. É a partir disso também que vamos abrir licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela execução das obras”, explica.
Atualmente, segundo a gerência da UBS do Santana, existem mais de 12 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados no prontuário local. Neste total, porém, não estão incluídos os atendimentos esporádicos referentes a pacientes que só buscam atendimento uma ou duas vezes no máximo.
Conforme Tolomei, o parlamentar tucano também conseguiu emenda no valor de R$ 320 mil para reforma da unidade do Guanabara. “Neste caso, ainda estamos aguardando o recurso. Na semana passada, preenchemos toda a documentação necessária, encaminhamos-nas para DRS-11 [Departamento Regional de Saúde] que se prontificou em encaminhá-la para o Estado”, diz. A informação é ratificada pelo deputado através de sua assessoria que confirma inclusive para breve a assinatura do convênio.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação