A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab que funciona no prédio Doutor Otelo Milani Filho, conhecido como Cohabão disponibiliza há quase 30 dias o atendimento estendido.O novo horário estendido compreende o período das 19h até às 7h do dia seguinte, além do atendimento normal diário das 7h às 17h. Já nos finais de semana funciona no sistema de plantão 24h. Conforme a enfermeira-gerente Adriane Simone Santana Santos, a ampliação do horário do atendimento médico, que teve início no dia 16 de junho tem como objetivo atender a demanda da região, que é bastante populosa. Segundo ela, nos primeiros dias foram registrados cerca de 30 atendimentos, sendo que atualmente já passam de 80 pacientes no período noturno durante a semana, já nos finais de semana somam mais de 130 atendimentos.
De acordo com a enfermeira-chefe da unidade, a demanda tem ampliado diariamente com novos atendimentos. Segundo Santos, o funcionamento no período estendido noturno é importante para desafogar outros Pronto-Atendimentos, dentre eles do Ana Jacinta. Segundo ela, a intenção é de futuramente instalar um Pronto-Atendimento com plantão 24 horas da unidade da Cohab. A enfermeira chefe revela que outras ações previstas para a unidade da Cohab: “Logo teremos uma sala com aparelho de radiografia à disposição da população, queremos instalar também o plantão odontológico no período noturno”, adianta a enfermeira-chefe da unidade.
A enfermeira-chefe ressalta que a mudança tem agradado a população, já que antes contava com o atendimento da UBS Cedral que era apenas das 17h às 23h e hoje os pacientes são contemplados com o atendimento de 12 horas oferecido pela UBS da Cohab de urgências e emergências.Os principais atendimentos no período noturno são em relação as seguintes demandas: curativos; inalação; verificação de glicemia; aferição da pressão arterial, além da aplicação da medicação. O plantão noturno do Cohabão disponibiliza dois médicos que atendem na área de pediatria e clínica médica; equipe de enfermagem composta por quatro auxiliares e um enfermeiro, além de uma ambulância a disposição da equipe.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO