Com o pensamento de que a maior obra de um homem público é feita na educação.O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (24/02) a Escola Vovó Silvéria no jardim Cobral, zona Norte de Presidente Prudente. A obra que envolve a dedicação e o comprometimento da administração em atender as demandas educacionais do município contou com uma cerimônia cheia de homenagens e emoções. O nome da homenageada, a saudosa dona Silvéria do Prado de Oliveira Lima, conhecida como vovó Silvéria, responsável pela criação de 12 filhos, entre eles o professor Agripino de Oliveira Lima, terá seu nome marcado na história de Prudente. A dona de casa teve uma trajetória de luta semelhante à de muitas mulheres honestas e guerreiras, que colocam os valores e família à frente de tudo.
Com esse intuito, a homenagem representa um reconhecimento a todas mães prudentinas, que devem depositar na Escola Vovó Silvéria a confiança para deixar os seus filhos para receber a educação, que deverá contribuir com a formação de futuros cidadãos. Trata-se de uma ligação muito forte no papel que a unidade escolar deverá ter na vida destas 150 crianças do ensino infantil, de zero a cinco anos, que estarão aos cuidados da Escola Vóvó Silvéria, que servirá de exemplo. A intenção é que os pequenos sejam acolhidos numa estrutura modelo, com mais de mil metros quadrados de construção, onde serão formadas novas gerações de cidadãos. Geração que deverá lembrar da atenção direcionada pelo prefeito Tupã, ao lutar pelas verbas que representam crescimento e desenvolvimento para o município, sem esquecer que a base sólida é a educação.
Os esforços para a construção da unidade que atende a demanda da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), teve empenho da secretária Ondina Barbosa Gerbasi, que ao lado do prefeito Tupã e o vice-prefeito Marcos Vinha, conseguiram viabilizar o investimento de R$ 1,5 milhão. O recurso obtido junto ao Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O montante inclui a contrapartida da Prefeitura. “Queremos o melhor para Prudente em termos de educação, por isso, a inauguração da escola, somada ao exemplo de luta desta família empreendedora representa todo esforço para melhorar a vida da população prudentina”, enfatizou o prefeito Tupã.
Com a surpresa da homenagem, o professor Agripino de Oliveira Lima Filho, junto com os irmãos receberam com muita alegria o reconhecimento, pela Vovó Silvéria, que teve os filhos: Doraci Lima Velasques, Dirce de Oliveira Fogagnoli, Lúcio de Oliveira Lima Sobrinho, Mercedes de Oliveira Lima, Elias de Oliveira Lima, Maria Antônia de Oliveira Signorete, Jupira Lima Menochi, Luis Jarbas de Oliveira, Adige Lima Manchine, José Carlos de Oliveira Lima e Carlos José de Oliveira Lima.
A inauguração da Escola Vovó Silvéria teve a apresentação da banda da Polícia Militar, além da animação do grupo circense Los Hermanos. O evento contou com presença do Legislativo, o que demonstra que a junção de esforços públicos resulta em muitas melhorias na vida do cidadão.A presidente da Câmara Municipal Alba Lucena Fernandes Gândia (PTB) marcou presença ao lado dos vereadores Douglas Kato (PV); Bernadete Bosso Querubim, Oswaldo de Oliveira Bosquet (PSB) e o autor da homenagem Nico Rena (PDT), que juntos representaram a 15ª Legislatura. A construção da unidade também contou com o empenho do professor José Caetano Silva, que é diretor-presidente da Fundação Educacional Vicente Furlaneto. Sendo que o projeto da homenagem teve a contribuição do professor Eustásio de Oliveira Ferraz. Na ocasião, também estiveram presentes os secretários municipais, autoridades, além de dezenas de pais de alunos que foram conhecer a estrutura da unidade. (Foto Marcos Sanches).
Fonte: Secretaria de Comunicação