A 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) ocorre de 28 de agosto à 1º de setembro. Entretanto, nesta segunda-feira (19/08), Presidente Prudente sediou o Congresso Técnico da competição, que reuniu cerca de 100 pessoas no Observatório Astronômico Municipal Anwar Damha, na Cidade da Criança. Na oportunidade, com a presença de representantes das 34 cidades inscritas, foi realizado o sorteio dos grupos, bem como definido os locais que os cerca de 1.700 atletas ficarão alojados.

De acordo com o representante da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), o diretor técnico da região de Prudente Aparecido Lourenção, a última vez que a competição foi sediada na capital do Oeste Paulista, em 2009, somente 28 cidades se inscreveram para a competição. Nesta edição, o aumento em inscritos é significativo. “Houve um trabalho de modo a aumentar este número. Para os próximos anos esperamos que os prefeitos invistam mais em seus idosos para que a região tenha mais participantes”, pontua.

Questionado sobre a estrutura de praças esportivas de Prudente, Lourenção diz que a cidade está preparada. “O município está acostumado a sediar Jogos Abertos e Regionais. Os Jogos do Idoso tem uma quantidade menor de atletas participantes. Assim sendo, a cidade tem praças esportivas o suficiente para atender a competição”, expõe.

Opinião semelhante ostenta a titular da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), Maria Cristina Borges Madeiral Neto, a Tute. “As praças esportivas, desde 2009, receberam obras de modernização pelo governo do prefeito Tupã. Hoje temos um belo complexo esportivo na cidade. Os locais estão preparados para receberem esta edição”, relata.

Ao fazer uso da palavra, o representante da presidente do Fundo Social do Estado e primeira-dama Lu Alckmin, o assessor técnico de Gabinete, Romesnir Aparecido Borges Lima, agradeceu o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e a presidente da entidade municipal, a primeira-dama Renata Guimarães Mello, por investirem nos atletas da terceira idade. “Desde a primeira edição da competição, o objetivo é que as pessoas participem, pois todos já são vencedores, já que chegar aos 60 anos com saúde, praticando esportes e inseridos na sociedade não é fácil. Parabéns a todos os municípios que incentivam os idosos e a Prudente por investir tanto”, pontua.

Em relação a realização da competição, Tute diz que está tudo pronto. “Temos um trabalho de longos anos que esta administração tem dado todo suporte para que competições sejam bem realizadas”, aponta, acrescentando que Prudente competirá em busca do nono título. “Estamos com uma expectativa boa para a 17ª edição, queremos ser campeões em casa e para isso vamos torcer muito com apoio da torcida. Que os prudentinos possam ir às praças esportivas em que estaremos competindo, é uma força a mais, a torcida influencia bastante no aspecto até psicológico dos nossos idosos”, ressalta.

Jogos do Idoso – Para a competição, que conta com 14 modalidades, sendo elas coreografia, vôlei adaptado, bocha, malha, truco, buraco, damas, xadrez, natação, dança de salão e baile, tênis de campo, tênis de mesa e atletismo, foram inscritos 34 municípios.

Além de Prudente, cidade sede do Jori, competem Dracena, Panorama, Narandiba, Alfredo Marcondes, Nova Guataporanga, Emilianópolis, Presidente Bernardes, Sandovalina, Osvaldo Cruz, Regente Feijó, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Flórida Paulista, Pirapozinho, Sagres, Santo Anastácio, São João do Pau D’Alho, Ouro Verde, Álvares Machado, Junqueirópolis, Santa Mercedes, Pacaembu, Lucélia, Adamantina, Rinópolis, Inúbia Paulista, Flora Rica, Monte Castelo, Tupi Paulista e Tarabai.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, os competidores devem ficar alojados nas escolas estaduais Monsenhor Sarrion, Arlindo Fantini, Mirella Pesce Desidere, Marietta Ferraz de Assumpção, Hugo Miele, Marrey Junior, Clotilde Veiga de Barros e Florivaldo Leal. Já a competição será disputada em sete praças esportivas, sendo elas: Ginásio de Esportes ‘Watal Ishibashi’, Parque de Uso Múltiplo, Ginásio de Esportes da Vila Iti, Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), Associação de Tênis de Mesa do Oeste Paulista, pista de atletismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no Tênis Clube de Prudente. (Por Guilherme Santana)