Em referência ao Dia 15 de junho, Dia de Conscientização da violência contra a pessoa idosa, a Coordenadoria Municipal do Idoso de Presidente Prudente realiza um trabalho de prevenção e conscientização para alertar sobre o tema. A coordenadoria do idoso lançou hoje uma campanha com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) através da secretária da SAS, Clélia Tomazini.

A Campanha ‘Idoso Merece Carinho Amor e Atenção”, visa alertar sobre a importância de denunciar a violência contra idosos. De acordo com o Coordenador Municipal do Idoso, Waldemar Rigo Filho, conhecido como Professor Mazinho, a ação será feita através da divulgação na mídia, visando a conscientização, e de intensificar os trabalhos voltados à proteção do idoso.

Conforme o coordenador, que também atua como membro do Conselho Municipal do Idoso, na manhã desta terça-feira (15/06) foi realizada uma visita ao lar São Rafael para divulgar a campanha e no decorrer deste mês, a Coordenadoria visitará outras entidades. “Estamos intensificando este trabalho de prevenção e cuidados em relação a todos idosos do nosso município”, explica.

A coordenadoria, em conjunto com a SAS (Secretaria de Assistência Social),, iniciou um levantamento em todas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), além dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), de toda cidade para ter em mãos um número mais próximo e real da quantidade de Idosos atendidos pela administração na Saúde e na Assistência Social, além de ações específicas/visitas em Instituições Longa Permanência.

“O levantamento destes dados é uma necessidade para poder futuramente realizar as ações e políticas sociais. Nos últimos levantamentos tinha uma noção de 20 mil idosos, mas esses números atualizados já passam de 40 mil idosos”, revela o coordenador do Idoso.

Serviço: As denúncias podem ser feitas através do 197 da Polícia Civil e também no número 100 ou 180 do Governo Federal. Em Prudente, a Delegacia de Proteção ao Idoso através do telefone (18) 3221-9100 falar com a assistente social Solange Andrés Morrone.