Conselho Municipal da Igualdade Racial
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Edis Moreira de Araújo
Presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente – Biênio 2025-2027.
Brasileiro, natural de Vitória da Conquista – BA, morador em Presidente Prudente -SP desde 1977.
Técnico Agrícola, atualmente funcionário da empresa SABESP – Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, atual Diretor Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SINTAEMA.
Militante do Movimento Negro, desde 1982, onde foi o fundador do Movimento de Consciência Negra, dos agentes de Pastoral Negros, Delegacia do Conselho da Comunidade Negra, Conselho Municipal da Comunidade Negra, e do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente.
Participou de várias ações nas esferas municipal, estadual e federal, participando ainda ativamente de cursos, palestras, seminários, fóruns e congressos, municipais, estaduais e federais.
Ministrou palestras em várias escolas da Rede Pública Estadual, sindicatos, empresas, igrejas e em outros seguimentos da sociedade, em Presidente Prudente e região.
Sobre
O Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente é um órgão colegiado de caráter permanente consultivo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas municipais que visem à promoção da igualdade racial. Sua vinculação administrativa é junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, onde é dado todo o suporte administrativo-financeiro e assessoria técnica necessários para seu funcionamento
O COMIR é composto paritariamente por representantes da Sociedade Civil e pelo Poder Público em conformidade com a Lei Municipal 7.524/2011 de 28 de março de 2011, lei de criação do conselho.
Além do combate ao racismo no município, o COMIR tem por missão propor e discutir alternativas para a superação das desigualdades raciais, do ponto de vista econômico, social, político e cultural.
Ações
O COMIR tem entre as principais responsabilidades a criação e divulgação de espaços para discussão sobre a igualdade racial, em meios presenciais, digitais e de comunicação, promovendo a visibilidade de movimentos e causas locais. Além disso, há a obrigação de fiscalizar e avaliar as políticas de promoção da igualdade racial, manter registros, e apoiar pesquisas sobre questões étnico-raciais.
A Ouvidoria desempenha um papel importante ao receber denúncias de discriminação, sendo necessário adotar providências e sanções apropriadas. Também é essencial a celebração de convênios e a definição de critérios para apoiar organizações não governamentais que atuem na área.
O conselho é responsável pela elaboração de seu regimento interno e pela promoção de intercâmbio com outras entidades. Outra atribuição importante é a representação das comunidades étnicas junto ao Poder Público, propondo políticas públicas que garantam a cidadania e igualdade, especialmente nas questões de gênero, orientação sexual e liberdade religiosa.
A promoção da cultura afro-brasileira, indígena, cigana, palestina e outras étnicas também é fundamental, com apoio a eventos e projetos culturais. A fiscalização das leis que protejam essas populações é essencial, assim como a promoção de ações que capacitem social, política e profissionalmente as populações vulneráveis ao preconceito. Por fim, as atribuições incluem a promoção de pesquisas acadêmicas sobre a memória e a cultura dessas populações e a gestão de orientações, sugestões e solicitações provenientes das entidades representativas dessas etnias.
Localização
Sala dos Conselhos
Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, Nº 2700 – Jardim Itaipu
CEP 19063-390
Sede da Fundação Inova Prudente – Bloco A Sala 17
Presidente Prudente / SP
Horário de Funcionamento
Atendimento das 8h às 17h
Telefone
Telefone: (18)3222-3221