A partir dos dias 7 e 8 de junho, Presidente Prudente passa a integrar a lista de cidades brasileiras que oferecem transporte público gratuito aos fins de semana. A iniciativa, anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), nesta segunda-feira (13/05), movimentou as redes sociais e virou o principal assunto nas rodas de conversa pela cidade.
Mas, como toda novidade, a Tarifa Zero ainda gera dúvidas. Por isso, reunimos as principais perguntas enviadas pela população e quem responde é o próprio secretário da Semob, Adauto Bibiano.
1. Quando começa a Tarifa Zero?
Adauto: A gratuidade entra em vigor no primeiro fim de semana de junho, nos dias 7 (sábado) e 8 (domingo), e seguirá em todos os sábados e domingos subsequentes.
2. Não seria melhor reduzir o valor da tarifa durante todos os dias, ao invés de apenas dois dias gratuitos?
Adauto: “Graças a uma gestão estratégica desde o início da nova administração, conseguimos gerar uma economia de mais de R$ 1 milhão nos três primeiros meses de 2025. Esse valor, no entanto, ainda não é suficiente para aplicar a Tarifa Zero durante toda a semana ou reduzir o valor atual da passagem. Mas seguimos trabalhando para ampliar os benefícios e melhorar cada vez mais o transporte público”.
3. Quem vai pagar a conta da gratuidade?
Adauto: “O benefício será totalmente financiado pela economia gerada com a nova gestão da Prefeitura. Não há custo extra, nem novos impostos. O recurso já existe e será direcionado para essa finalidade”.
4. As linhas vão funcionar normalmente ou haverá cortes?
Adauto: “As linhas e horários continuam os mesmos de sempre aos sábados e domingos. A única diferença é que a catraca estará liberada, sem cobrança de passagem”.
5. E se o feriado cair durante a semana? Também será de graça?
Adauto: “Se o feriado for num sábado ou domingo, sim, a Tarifa Zero vale. Mas, se for durante a semana, a tarifa será cobrada normalmente”.
Além das dúvidas, também chegaram muitos elogios pela iniciativa nas redes sociais. Segundo o secretário, o objetivo é seguir avançando. “Seguimos com o compromisso de tornar o transporte público em Presidente Prudente mais eficiente, acessível e digno para a população”, ressaltou ele.
Atualmente, a cidade conta com 75 ônibus em operação, sendo que 15 deles já foram renovados com veículos zero quilômetro nesta nova gestão. A reestruturação do sistema continua em andamento, com fiscalização rigorosa para que a empresa concessionária SOU Prudente cumpra todas as exigências previstas em contrato.
“Essa medida tem impacto direto no social, porque facilita o deslocamento de quem trabalha e promove o lazer das famílias, o que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou o prefeito Milton Carlos de Mello -Tupã.
No Brasil, mais de 100 cidades já adotaram algum modelo de Tarifa Zero. Algumas delas seguem formatos semelhantes ao de Presidente Prudente, como na capital paulista e em Maceió (AL), por exemplo, em que os ônibus municipais são gratuitos aos domingos. Já em Cuiabá (MT), o transporte público gratuito acontece em datas comemorativas específicas.
Fonte: Secretaria de Comunicação