Presidente Prudente e Araçatuba estão dando um passo estratégico para impulsionar o turismo e fomentar o desenvolvimento econômico no interior paulista. Em um movimento inédito na região, as duas cidades se articulam para implantar o projeto “Cidades Irmãs”, inspirado no modelo internacional de cooperação entre municípios.
Na última semana, Prudente recebeu a visita do assessor executivo de Turismo de Araçatuba, Sildemar Paulucci, que se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O encontro marcou o início do projeto que visa ações conjuntas, com foco em atrair visitantes, promover os atrativos locais e gerar renda por meio do turismo de curta duração.
O secretário Municipal de Turismo, Wesley Cotini apresentou os pontos turísticos ao visitante, incluindo o parque Cidade da Criança, que está em fase de reestruturação. “A ideia é criar uma rede entre as cidades do interior paulista e também de estados vizinhos, promovendo os atrativos de cada localidade. Em Prudente, estamos trabalhando para a reabertura da Cidade da Criança e, quando isso ocorrer, o projeto das Cidades Irmãs poderá dar ainda mais força ao espaço”, destacou Cotini.
Um dos símbolos do turismo regional, a Cidade da Criança teve o edital de licitação republicado hoje (13/05). O valor vem do Governo do Estado de São Paulo, com uma contrapartida do município. O investimento é de R$ 3 milhões para o Parque Aquático que pertence ao complexo da Cidade da Criança. A administração municipal segue em busca de outros recursos para atender às exigências técnicas e garantir a regulamentação do local.
Embora o foco inicial da parceria esteja no turismo, o projeto Cidades Irmãs tem potencial para ir além. A iniciativa parte do turismo, mas também contribui para outras áreas como o desenvolvimento econômico. “Vamos trabalhar com ações integradas. Os turistas poderão aproveitar pacotes com tarifas promocionais de hotelaria, descontos em restaurantes e eventos culturais promovidos em parceria entre as cidades”, afirmou o assessor executivo de Turismo de Araçatuba, Sildemar Paulucci.
A iniciativa “Cidade Irmãs” ainda prevê a criação de um site e aplicativo para cadastro de moradores e visitantes, com acesso a benefícios exclusivos oferecidos por hotéis, restaurantes, comércios e outros parceiros das cidades participantes.
Cidades Irmãs
O modelo de Cidades Irmãs, já é adotado em diferentes regiões do país, e traz boas experiências e fortalecimento regional. Um exemplo é a parceria entre Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná, onde há a cooperação nas áreas de tecnologia, inovação, turismo e desenvolvimento econômico. Agora, essa iniciativa ganha força no interior paulista, com Presidente Prudente e Araçatuba firmando o mesmo compromisso: o de impulsionar o turismo e a economia.
A proposta, no entanto, vai além da conexão entre as duas cidades. A meta é expandir a rede de cooperação para outros municípios com mais de 100 mil habitantes, como Três Lagoas (MS) e Londrina (PR), além de Marília, Assis e Bauru. A ideia é criar uma malha integrada de desenvolvimento regional, baseada na troca de saberes, valorização dos atrativos locais e crescimento conjunto.
Fonte: Secretaria de Comunicação