O lançamento da Campanha de Mobilização e Incentivo a Destinação do Imposto de Renda ao FMDCA (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), com o tema: ‘‘Seu Imposto de Renda Vale a Felicidade de Quem Precisa’ 2020/2021, ocorreu na manhã desta quarta-feira (02/12), na Câmara Municipal de Presidente Prudente. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, Câmara Municipal, Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) e demais parceiros.
A ação visa conscientizar a respeito da importância da destinação do Imposto de Renda (IR) ao FMDCA, com prazo até o dia 30 de dezembro.
O contador Sérgio Turuta lembrou que Prudente tem um potencial de até R$ 20 milhões da destinação do IR ao Fundo Municipal, mas infelizmente boa parte deste recurso “vai para Brasília em vez de permanecer no município, através da atitude de cada munícipe e empresa, na hora de declarar o Imposto de Renda”.
“O percentual que fica em Prudente é de menos de 10%, ou seja, menos de R$ 2 milhões, que são revertidos para beneficiar os projetos sociais através da destinação do IR ao Fundo Municipal”, explicou.
Em Prudente, o recurso ajuda a financiar 36 projetos sociais nos diversos seguimentos. São 14 instituições beneficiadas com esse recurso e mais de cinco mil crianças e adolescentes contemplados com diversas atividades e ações na área da educação, cultura, esporte, saúde e assistência social.
A primeira fase da campanha visa alertar quanto ao prazo final para realizar a doação, que pode ser feita por meio de boleto bancário, através do site www.gepac.org.br. Informações por meio do telefone (18) 2104-1186.
Na segunda fase, até dia 30 de abril de 2021, a destinação ao Gepac pode ser feita por meio dos declarantes do Imposto de Renda, para pessoas físicas (6%), optantes pela declaração de Imposto de Renda modelo Completa. Para pessoas jurídicas (1%), optantes pelo modelo Lucro Real.
A presidente do CMDCA, Carla Diana, destacou as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, que refletiram no aumento na demanda por atendimentos através dos projetos sociais. “É importante conscientizar e sensibilizar sobre a importância de manter esse recurso na cidade”, enfatizou.
A secretária de Assistência Social, Fabiana Macedo e representantes das entidades explicaram a importância do recurso, para financiar projetos sociais que dão oportunidades às crianças e adolescentes de uma formação cidadã.
No lançamento estiveram presentes representantes dos poderes legislativo e judiciário, contadores, entidades assistências, instituições e conselhos e a sociedade civil.
A ação envolve apoio da Receita Federal, Juizado de Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente e demais parceiros.
Fonte: Secretaria de Comunicação