A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), levou o Programa Agente de Trânsito Mirim até Ameliópolis, o último dos três Distritos, localizado a aproximadamente 50 km de Prudente, marcando o encerramento do projeto em 2024.

Esta última edição do programa em 2024, que aconteceu na primeira semana do mês de dezembro, contemplou 30 alunos dos segundos anos da Escola Municipal Carlos Braga. Os estudantes foram instruídos sobre as normas e procedimentos necessários para a circulação segura nas vias públicas, desde o entendimento das cores do semáforo até a correta utilização de faixa de pedestre, com a finalidade de desenvolver as habilidades práticas e teóricas para a segurança no tráfego urbano.

Com abordagem lúdica e prática, os pequenos motoristas e jovens pedestres puderam vivenciar situações reais e compreender a importância da responsabilidade individual e coletiva no contexto do trânsito, com ênfase no respeito à sinalização, atenção ao trafegar, cuidado ao atravessar nas ruas e a conscientização sobre os perigos presentes no ambiente viário.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Rodrigo Turella, lembra que o programa foi regulamentado com o Decreto Nº. 34.791/2023, passando a integrar a grade curricular do ensino fundamental em 2024.

Em 2024, o Programa Agente de Trânsito Mirim da Semob alcançou quase 1.000 alunos de segundos anos, passando por todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, além de algumas particulares, como Sesi e Colégio Cristo Rei.

A Escola Municipal Carlos Braga, de Ameliópolis, foi a última atendida neste ano. O projeto retorna em 2025.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação