A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) irá prorrogar até o dia 26 de agosto a segunda dose da vacina contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos. Conforme a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, a prorrogação tem como objetivo reforçar a conscientização dos pais sobre a importância da vacina contra a paralisia infantil. A primeira prorrogação ocorreu nesta semana e seria concluída nesta sexta-feira (19/08). No entanto, por não ter atingido a meta mínima de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, a campanha será prorrogada até o dia 26 deste mês no município.
De acordo com a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves da Silva, a campanha tem como público-alvo 12.836 crianças menores de cinco anos. Segundo ela, até o último levantamento foram vacinadas 11.358. O número de crianças vacinadas representa 88,48% do total previsto. Sendo que a meta mínima prevista para o município é de vacinar pelo menos 95% das crianças. A coordenadora lembra os pais que ainda não levaram seus filhos para serem imunizarem contra a doença, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas residências e que dispõem de sala de vacinação, no horário normal de atendimento, das 7h30 às 17h. Os pais devem estar munidos da caderneta de vacinação da criança.
A coordenadora da VEM revela que somente neste último sábado (13/08), quando ocorreu à mobilização nacional da segunda dose foram imunizadas 10.246 crianças menores de cinco anos. Sendo que o total alcançado num único dia equivale a 79,82% do público-alvo que é de 12.836 prudentinos. “É importante que a campanha seja prorrogada para que o município possa alcançar a meta mínima de vacinação, sendo que os pais devem estar atentos ao calendário do município”, ressalta a coordenadora.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação