contrast
logo
logo

Secretaria de Cultura

Yuri Reis

Foto de Yuri Reis

Formado em Turismo, com mestrado em Ciências Cartográficas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Doutorando em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional pela USP (Universidade de São Paulo). Já trabalhou e estudou em duas oportunidades no EUA.

Em Prudente atuou como Coordenador do curso de Turismo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e atualmente como professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Presidente Prudente na área de Hospitalidade e Design e Organização de Eventos. Já atuou como consultor da FIA USP, na área de eficiência em gestão pública em São Paulo.

Sobre

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Criada por Lei Municipal nº 3.595/93, passou por alterações em sua composição ao longo dos anos, atualmente desenvolve ações exclusivas de cultura e denomina Secretaria Municipal de Cultura.

Tem como objetivos permitir, viabilizar e fomentar a formação artística e cultural da comunidade por meios de ações concretas e efetivas nas áreas de formação, fomento e difusão, nas linguagens diversas.

Identificar e revelar artistas e produtores culturais por intermédio de programas que atuem na comunidade através de processos contínuos, estabelecendo uma política pública de acesso e inclusão das manifestações culturais e artísticas como um meio catalisador para a formação da cidadania, desenvolvimento social, individual e coletivo, afetando positivamente a comunidade, atribuindo à cultura o valor devido na construção de valores éticos e estéticos que busquem a transformação social e humana.

ÓRGÃOS/SETORES

A Secretaria Municipal de Cultura desenvolve suas ações através dos seguintes órgãos:

Coordenadoria de Fomento Cultural, (Centro Cultural Matarazzo)

Departamento de Acervo Histórico,(Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto)

Departamento de Acervo Literário,(Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César)

Departamento de Projetos, Programas e Atividades Socioculturais, (Centro Cultural Matarazzo)

Coordenadoria Geral da Escola Municipal de Artes Professor Jupyra Cunha Marcondes.

Ações

Fomento Cultural

Atua intensamente no fomento às manifestações artísticas com o objetivo de promover a circulação dos bens e serviços culturais promovendo a inclusão e o acesso do maior número de pessoas através de estratégias que permitam a descentralização das ações, ocupando espaços convencionais e alternativos em todas as regiões da cidade com programas de formação de plateias. Busca implementar parcerias com a iniciativa pública e privada no sentido de viabilizar programas e ações que possam potencializar a programação artística da Secretaria.Mantém uma programação de intercâmbios com produções artísticas expressivas em todas as áreas permitindo a troca de informações com os artistas locais e a circulação das produções valorizando as criações artísticas.

Formação Cultural

Tendo como principal equipamento a Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes”, o Departamento de Formação Artístico Cultural aponta para a missão de facilitar através da formação artística, o acesso à Arte, cooptando em todas as suas etapas o estímulo ao desenvolvimento humano, consubstanciando em sua realização o reconhecimento cultural dos cidadãos prudentinos.

Acervo Literário

Atua na promoção do conhecimento em diversas áreas relacionadas ao livro, a leitura e a outras atividades de biblioteca pública, tornando-se um espaço de livre acesso à informação. Preocupa-se com a inclusão social, contribuindo para educação e desenvolvimento cultural.

É composto por:

• Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César

• Biblioteca Pública Municipal Dra. Suzel de Carvalho Nalini Paschoalin

Acervo Histórico

Atuamos diretamente na conscientização e preservação da memória e do patrimônio histórico da cidade de Presidente Prudente.

Tem a função de servir como fonte de pesquisa para a comunidade e as futuras gerações resgatando e preservando a história da nossa cidade.

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto além da parte de exposição permanente conta ainda com o “Arquivo Histórico Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” que mantêm devidamente arquivado documentos, livros, fotos, mapas, plantas, discos e revistas que fazem parte da nossa história e podem ser consultados gratuitamente pela comunidade.

Localização

Secretaria Municipal de Cultura

CENTRO CULTURAL MATARAZZO

Rua Quintino Bocaiuva, 749- Vila Marcondes

19030-000- Presidente Prudente

Fone (18) 3226-3399

www.culturapp.com.br

Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto

Avenida João Gonçalves Foz, 2179, Jardim das Rosas

CEP 19060-050, Presidente Prudente –SP.

Telefone: 0(XX)18- 3223-9404

E-mail: preservacao@culturapp.com.br

IBC Centro de Eventos

Rua Dr. Hugo Lacort Vitali s/n

Vila Furquim

CEP 19030-000

Horário de Funcionamento

Centro Cultural Matarazzo - aberto para visitação

Segunda a sábado - 8h30 às 22h

domingos e feriados a partir das 16h

Administrativo - segunda a sexta 8h às 12h, das 13h às 17h

E-mail

secult@presidenteprudente.sp.gov.br

Telefone

Telefone: (18)3226-3399

Acesso Rápido