contrast
logo
logo

COMIR - Regulamento do I Concurso de Fotografia - Semana Nacional da Consciência Negra

COMIR - Regulamento do I Concurso de Fotografia - Semana Nacional da Consciência Negra

I Concurso de Fotografia - Semana Nacional da Consciência Negra

Título: Beleza Negra - Dandara dos Palmares.

Realização: COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial de Presidente Prudente/SP.

Apresentação:

O Concurso de Fotografia da Semana Nacional da Consciência Negra é realizado e promovido pelo COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial de Presidente Prudente e deste a responsabilidade cujo o foco conhecer o olhar artístico/cultural do fotógrafo em relação a contribuição histórica africana na cultura brasileira pelos Afros descentes brasileiros na construção da história do Brasil podendo utilizar de cenário, corpo e imagem que represente em conformidade com a história a essência da cultura do povo negro brasileiro. O evento é aberto a fotógrafos profissionais e amadores que ao participar se compromete em respeitar as regras estabelecidas e da mesma forma os modelos independente de sexo e idade mas, devidamente documento em conformidade com regulamento que rege o concurso.

Não se trata de haverá críticas ao trabalho quanto técnica, forma e recursos mas tão somente se a imagem por si fala sobre a proposta, ou seja, que ela ao admirá-la ela representa parte da história dos afros descentes brasileiros através das heranças de seus ancestrais que pode ser atual ou primitiva, ou seja chegada dos negros e início ou dentro da escravidão.

Com certeza, independente do conhecimento dos fotógrafos, acreditamos será um acervo para trabalhos e pesquisas futuras mas como vamos escolher uma imagem necessário se faz um regulamento para orientar a comissão julgadora de forma promover oportunidades igual a todos e vencerá no olhar desta a foto mais representativa o que pode inclusive não ser a opinião dos organizadores mas se respeitara o resultado apresentado.

Concluindo, os organizadores através do regulamento terá como acervo todas as imagens que poderá ser utilizada desde que de forma educativa inclusive por seus parceiros sempre respeitando o crédito do autor, assim confira as regras que julgamos acessível e sem burocracia para participação;

1. Disposições Gerais

1.1. O primeiro concurso de fotografia da Semana Nacional da Consciência Negra, é promovido com o apoio de parceiros e poderá receber inscrições de qualquer pessoa desde que devidamente documentada e residente no município de Presidente Prudente-SP.

1.2. O tema: Beleza Negra - "Dandara dos Palmares", é uma homenagem a esta importante figura do movimento negro e tão pouco conhecida e divulgado nos livros e na história afro brasileira e ao realizar este evento nada mais que destacar a importância da sua luta contra os escravagistas e trazer a luz da história esta importante guerreira que após a morte de Zumbi dos Palmares deu continuidade ao enfrentamento por respeito e liberdade do povo negro.

1.3. A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros.

1.4. Os critérios de avaliação das fotografias são: critérios estéticos da imagem, a representação do tema proposto e os elementos compositivos e inovadores sobre o tema.

1.6. Cada participante poderá participar com apenas 01 (uma) fotografia.

1.7. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.

1.8. No caso de imagens que apareçam terceiros fica autorizado pelo autor da obra o uso de imagem da(s) pessoa(s) fotografada(s). A autorização será feita no momento da inscrição. As fotografias sem esta autorização serão excluídas da seleção do concurso.

1.9. O candidato deverá enviar uma declaração de direito de uso de imagem de terceiro. O modelo de declaração está disponível no final desse edital.

1.10. Não serão aceitos pseudônimos.

2. Das inscrições

2.1. As inscrições serão feitas a partir de formulário no Google Forms contendo as seguintes informações: (nome do autor, documento de identidade, endereço completo, 2(dois) telefones de contato, email, título da obra, e pequena descrição).

2.2. O candidato deverá se inscrever a partir do dia 09/09/2021.

2.3. O prazo para inscrição e o prazo limite para envio da fotografia termina no dia 22/10/2021 até as 23hs59mins.

3. Do material:

3.1. Poderão ser enviadas somente fotografias em formato digital.

3.2. O concurso abrange fotografias coloridas e em preto e branco.

3.3. A fotografia deverá ser enviada no formato JPG com 5000 pixels na borda maior com 300 dpi.

3.4. Cada arquivo deverá ser nomeado com as seguintes informações: nome do participante e com o título da obra registrada na inscrição. Ex: José_Eduardo_Semanadaconsciencianegra.jpeg.

3.5 A fotografia deverá ser enviada por meio eletrônico para comir@presidenteprudente.sp.gov.br até a data limite para realização das inscrições, conforme descrito no item 2.3. O envio fora deste prazo não será aceito e acarretará no cancelamento da inscrição.

3.6. Não serão aceitas fotografias que apresentarem interferência eletrônica e/ou montagens, colagens, ou qualquer outra manipulação.

4. Do julgamento

4.1. As fotografias serão avaliadas e selecionadas por um júri convidado pelo COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial de Presidente Prudente, que avaliará a fotografia que melhor expressa o tema proposto. O resultado decorrente da avaliação dos jurados será´ soberano e irrevogável, não cabendo recurso.

4.2. O resultado do concurso será anunciado no dia 18/11/2021, durante a realização da semana da Consciência Negra em ato formal pelos organizadores e na presença dos participantes, convidados e imprensa no Centro Cultural Matarazzo sito à Rua Quintino Bocaíuva, Nº 749 – Vila Marcondes em Presidente Prudente/SP.

5. Da premiação

5.1. Serão classificadas até (10) dez fotos, sendo uma a vencedora do concurso. As fotos selecionadas farão parte de uma série de publicações postais e/ou virtuais a serem impressas pelo COMIR, com credito do seu autor e também ficarão exposta em uma exposição aberta a visitação no Centro Cultural Matarazzo, na Sala de Exposições.

5.2. O vencedor do concurso será premiado com R$ 500,00 (Quinhentos reais) entregue no ato durante o evento, uma assinatura digital da Revista Fotografe pelo período de 12(doze) meses, a publicação da foto vencedora em uma edição mensal da revista após o concurso com mês a definir e a capa de folder para a divulgação da Semana da Consciência Negra de Presidente Prudente para 2022.

5.3. Todas as fotografias serão exibidas na exposição no período de 16 à 19 de novembro de corrente ano, como uma das ações do COMIR - Conselho Municipal da Consciência Negra de Presidente Prudente, realizador do evento na Semana Nacional Consciência Negra, passando as mesmas à propriedade do organizador do evento com os créditos ao fotógrafo.

5.4. O COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial que reserva para si, desde já, o direito incontestável de reproduzir as fotografias inscritas em seu material institucional a qualquer momento e por tempo indeterminado, dando os devidos créditos ao fotógrafo.

6. Disposições finais

6.1. Ao efetuar sua inscrição, o participante aceita todas as disposições deste regulamento. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento implicará desclassificação das fotografias inscritas e, consequentemente, do respectivo participante.

6.2. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil.

6.3. Qualquer dúvida sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: comir@presidenteprudente.sp.gov.br

Presidente Prudente, 01 Setembro de 2021.

COMIR - Conselho Municipal de Igualdade Racial

Ver a publicação completa

Acesso Rápido