menu Governo de Presidente Prudente

Programas

Ação Jovem

Tem como objetivo beneficiar jovens com idade entre 15 a 24 anos, com Ensino Fundamental e/ou Médio incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social através do repasse direto de subsídio financeiro.

Demanda atendida: Adolescentes de 15 a 24 anos.

Atendimento em Puericultura

A quem se destina: Crianças recém nascidas e de até dois anos de idade.

Objetivos: Promover a saúde da criança desde o nascimento até os dois anos de idade, objetivando atingir seu pleno desenvolvimento  neuropsicomotor, além de prevenir e tratar as doenças comuns da infância.

Onde encontrar: Na UBS de sua referência

Como utilizar: Atendimento médico e/ou de enfermagem com consultas mensais e atendimento a intercorrências. Fazem parte do atendimento em puericultura: a vacinação, o teste do pezinho, os atendimentos em grupos para conhecer melhor o seu bebê, tirar dúvidas sobre aleitamento. Encaminhamento à orientação do Projeto Casulo, dos casos que necessitam atendimento do Centro de Lactação nas intercorrências mais graves relacionadas ao Aleitamento Materno.

Bolsa Família

É um Programa do governo Federal que visa garantir às famílias em condição de vulnerabilidade social pela condição de renda um valor mensal em dinheiro que varia conforme as condicionalidades do programa.A realização do cadastro e/ou atualização serão feitas nos CRAS de referência.

Carteira do Idoso

Conforme a Lei Federal nº 10.741 e a norma operacional conjunta nº02 SENARC - SNAS/MDS, a Secretaria da Assistência Social, está expedindo a Carteirinha do Idoso, que atende ao benefício de viagens gratuita interestadual. O idoso deve comparecer na Secretaria de Assistência Social, as 2ª 4ª e 5ª feira, para realizar o cadastro único e receber a declaração válida por 45 dias para usufruir do referido direito. A carteirinha será emitida após os 45 dias, conforme a disponibilidade do Governo Federal.

O idoso que for aposentado, ser contribuinte do INSS ou trabalhar com carteira de trabalho assinada, deverá se dirigir ao Guichê da Empresa de Viagem, com os referidos documentos, para requerer o benefício.

Maiores informações:(18)3221-1797.

Materno Infantil

A quem se destina: Gestantes, recém-nascidos e crianças até dois anos de idade.

Objetivos: Promover a saúde das gestantes e das crianças, orientando e dando assistência ao pré-natal e pré-natal de risco. Principais atividades:  

1) Pré-Natal

2) Incentivo ao Aleitamento Materno       

3) Puericultura ***

4) Teste do Pezinho

5) Tratamento das doenças comuns da infância

Onde encontrar: Na UBS de sua referência.

Como utilizar: Procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência

Programa de Atendimento a Vitimas de Violência Sexual

A quem se destina: Todo e qualquer cidadão que sofrer violência sexual, independente de faixa estaria e sexo.

Objetivos: Desenvolver ações em atenção primária, secundária e terciária, enfatizando a prevenção aos agravos e a promoção à saúde do cidadão prudentino que sofre violência sexual.

Onde encontrar: Quem sofrer violência sexual deve procurar imediatamente o Pronto Socorro HU.

Como utilizar: A partir da primeira avaliação, pela urgência do Hospital , a vítima é encaminhada para acompanhamento (no mínimo por seis meses), de acordo com a faixa etária.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) atende crianças e adolescentes submetidos à trabalho infantil de todas as formas. Tem por objetivo contribuir para erradicação do trabalho infantil, incentivar o retorno, a permanência e o sucesso escolar, a inserção no circuito e bens, serviços e riquezas sociais, ampliação de seu universo, desenvolvimento de suas potencialidades e a construção de um novo projeto de vida. O Objetivo junto às famílias através de ações sócio educativas é propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares, e autonômia dos sujeitos, contribuindo para seu processo emancipatório e exercício da cidadania.

Demanda atendida: Crianças e adolescentes, de 07 a 15 anos, submetidos à situação de trabalho infantil e suas famílias.

Programa de Nutrição

A quem se destina: Direcionado a todos os ciclos da vida (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos).

Objetivos: É um Programa de Educação Nutricional, com objetivo de prevenir doenças crônicas de origem nutricional (obesidade, hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2) e carências nutricionais, assim como também auxiliar no tratamento dos indivíduos que já apresentam estas complicações.

Onde encontrar: Na sua UBS de abrangência.

Como utilizar: O programa ocorre por meio dos grupos de educação em saúde desenvolvidos pelas UBSs, como, por exemplo, grupos de caminhada, grupos de hipertensão e diabetes, grupos de puericultura, entre outros. Portanto, se você ainda não está inserido em nenhuma atividade dentro da sua Unidade Básica de Saúde, entre em contato com nossa equipe e participe!

Programa de Saúde Bucal - Curativo Básico

A quem se destina: População em geral das diversas faixas etárias.

Objetivos: O Programa Curativo Básico Odontológico tem como missão desenvolver a prevenção, o tratamento e o controle das principais doenças da boca, dentre as quais, a cárie, a doença periodontal e a de tecidos moles, ocorrendo em diversas UBS?s do município e também através de unidade móvel odontológica (com equipamento instalado dentro de um trailer), que dá cobertura assistencial principalmente em áreas rurais.

Onde encontrar: Em Unidades Básicas de Saúde, em escolas públicas, e atendimento rural, através da unidade móvel odontológica e em locais distantes.

Como utilizar:

Nas escolas: o atendimento é programado, mediante exame de todos os alunos ao início de cada ano letivo, dando o atendimento curativo necessário ao longo do período.

Nas UBS?s, é feito através de agendamento inicial prévio, e agendamento previsto, até o término do tratamento básico.

Programa de Saúde Bucal - Especialidades

A quem se destina: População em geral das diversas faixas etárias. Pacientes que estão em tratamento na rede básica e obedeçam as regras estabelecidas nos protocolos de atendimento.

Objetivos: O Programa Odontológico Especializado tem o objetivo de complementar o atendimento básico, dando suporte e resolutividade em alguns segmentos da Odontologia, para as quais temos referências em alguns pontos da rede básica de saúde.

Onde encontrar:

Diagnóstico de Patologias Bucais

Local: UBS

Atendimento a pacientes com doenças infecto-contagiosas

Local:

Atendimento a pacientes especiais

Local:

Cirurgia e traumatologia buco-maxilo facial

Local:

Cirurgia Oral Menor

Local: CTO

Tratamento Endodôntico (canal)

Local:

Odontobebê

Local: Unidades da rede

Ortodontia

Local:

Prótese Total

Local:

Prótese Total e Periodontia

Local:

Como utilizar: Os profissionais da rede realizam a atenção básica necessária e havendo a necessidade de complementação com um tratamento específico, encaminham os pacientes às unidades de referência existentes.

Programa de Saúde Bucal - Plantão Odontológico

A quem se destina: População em geral das diversas faixas etárias, com quadro de dor aguda.

Objetivos: O Plantão Odontológico objetiva atender aos pacientes em quadro de urgência odontológica, noturno, finais de semanas e feriados.

Como utilizar: Procurar o serviço, nos dias e horários citados, dirigindo-se à recepção do Pronto Socorro.

Programa de Saúde Bucal - Preventivo

A quem se destina: População em geral das diversas faixas etárias.

Objetivos: O Programa Preventivo Odontológico objetiva a educação em higiene oral e a formação de bons hábitos alimentares, passando técnicas e condutas suficientes para que o próprio usuário, através da prática desses conhecimentos adquiridos, previna as doenças orais, dentre elas, a cárie e as doenças periodontais (gengivais).

Onde encontrar: Em escolas públicas do município (pré- escolas e escolas de ensino fundamental, municipais e estaduais), em grupos das Unidades Básicas de Saúde e em UBS?s, onde existe o Programa Odontobebê.

Como utilizar: Nas escolas: realizam-se ações de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, através de procedimentos coletivos, onde se prioriza a população de 06 a 14 anos. Nas UBS?s: desenvolvem-se ações de educação em saúde junto aos grupos já existentes e acompanhamento do Programa Odontobebê, nas Unidades UBS, onde se inscrevem crianças, de 01 a 12 meses, que são acompanhadas até 36 meses.

Programa de Saúde do Adulto

A quem se destina: Pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas (hipertensos, diabéticos, idosos) e neoplasias (prevenção na mulher e no homem).

Objetivos: Desenvolver ações programáticas de forma descentralizada e integrada, seguindo as diretrizes do ministério da saúde e tendo como metas os indicadores pactuados pelo mesmo. Elaboração de projetos terapêuticos para equipe multidisciplinar que auxiliem na padronização de condutas para a população.

Onde encontrar: Nas UBS.

Como Utilizar: Participando das atividades de atenção à saúde de hipertensos e diabéticos existentes nas Unidades Básicas de Saúde e dos grupos de atividades físicas, (por exemplo, caminhada) e outras. Procurando as unidades para prevenção de câncer de mama, útero e próstata e sempre que precisar de cuidados.

Programa de Saúde Mental - Atendimento Básico

A quem se destina: Pessoas com sofrimento psíquico (crianças, adolescentes e adultos).

Objetivos:

- Garantir o acolhimento da população em sofrimento psíquico, evitando a cronificação dos transtornos mentais, intervindo sobre as condições geradoras desse quadro;

- Dar assistência continuada ao paciente, integralizando as ações em Saúde;

- Trabalhar a família e a comunidade visando a reintegração sócio familiar;

- Evitar hospitalização, não permitindo que sejam criados novos ciclos de formação de doentes crônicos;

- Contribuir na reestruturação das dinâmicas institucionais (escolas, famílias, espaços culturais) para inclusão do paciente, garantindo o exercício da cidadania.

Onde encontrar: Ambulatório de Saúde Mental

Como utilizar: Verificar em cada serviço a forma de acesso.

Programa de Saúde Mental - Urgência

A quem se destina: Pessoas com sofrimento psíquico (crianças, adolescentes e adultos).

Objetivos: Atendimento de urgência e emergência. Regulação da Central de Vagas para os leitos psiquiátricos.

Onde encontrar: HOSPITAL SÃO JOÃO

Como utilizar: O usuário poderá se dirigir diretamente ao endereço do Hospital.

Programa Doenças Infecto Contagiosas

A quem se destina: População em geral das diversas faixas etárias.

Objetivos: Prevenção, Diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de AIDS, Tuberculose, Hanseníase.

Como utilizar: Procurar o serviço, nos dias e horários citados, dirigindo-se à recepção da unidade.

Programas, Planos e Projetos

Governo Municipal

.Método sociolingüístico de alfabetização;

.Alfabetização bilíngüe (língua inglesa);

.Atendimento Educacional Especializado (AEE);

.Centro de Avaliação e Acompanhamento;

.Programa Cidadescola;

.Congresso Municipal de Educação;

.Formação Inicial e Continuada;

.Mostra Pedagógica;

.Planejamento Estratégico;

.Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - SEBRAE;

Governo Estadual

.Ler e Escrever

.Rede do Saber

Governo Federal

.BPC Na escola;

.Mobilização Social pela Educação;

.Mais Educação;

.Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM

.Plano de Desenvolvimento Escolar - PDE Escola;

.Plano de Ações Articuladas – PAR;

.Plataforma Freire;

.Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade;

.Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares;

.Programa Caminho da Escola

.Projeto Segundo Tempo;

.Pró-Letramento;

.Proinfância;

.Proinfo;

.Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE

.PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certaj

Renda Cidadã

O Programa busca a inclusão social atuando concomitantemente em duas vertentes, minimizando a situação de extrema pobreza através do repasse direto de subsídio financeiro e fomentando o processo emancipatório através do trabalho sócio-educativo.

Demanda atendida: Famílias em situação de pobreza e risco social.

Saúde da Criança e do Adolescente

A quem se destina: Adolescentes de 2 a 17 anos.

Objetivos: Desenvolver ações que promovam a saúde do adolescente enfatizando a prevenção.

Onde encontrar: Na UBS de sua referência.

Como utilizar: Basta ir até a Unidade Básica de Saúde, para os seguintes serviços:

- Consulta médica

- Atendimento individualizado

- Vacinação específica para faixa etária

- Teste HCG com orientação

- Pré-natal

- Preventivo ginecológico

- Exames para diagnóstico de DST e AIDS

- Entrega de preservativos

- Grupos de discussão de temas de interesses dos adolescentes

- Formação de adolescentes multiplicadores em parcerias com escola

- Encaminhamentos para diversas especialidades

- Terapia Comunitária

Saúde da Mulher

A quem se destina: Mulheres em todas as faixas etárias.

Objetivos:

- Atendimento integral à Saúde da Mulher, com enfoque na prevenção de doenças como: câncer do colo do útero, câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis.

- Assistência ao pré-natal.

- Planejamento familiar.

- Diagnóstico e tratamento de mulheres com queixas ginecológicas.

Onde encontrar: Na UBS de sua referência.

Como utilizar: Procure a Unidade Básica de Saúde de sua preferência. O atendimento às mulheres é parte da rotina de todas as unidades de saúde. Faz parte deste atendimento diferenciado: consultas médicas e de enfermagem e atividades educativas em grupo.

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08