A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), confirma nesta segunda-feira (15/04) mais 17 casos positivos de dengue. Com isso, Presidente Prudente contabiliza agora 207 catalogações. Do total, 191 são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade, e os outros 16 são importados, vindos de outros municípios.

Conforme a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), em menos de dois meses, já foram recolhidos 82 caminhões abarrotados de materiais que poderiam servir de criadouros para o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O órgão informa que nesta segunda o caminhão deu início ao recolhimento de materiais no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Ao longo desta semana, o serviço será estendido também ao Jardim Prudentino, Mario Amato, Residencial Monte Carlo, Anita Tiezzi e Novo Prudentino.

Em relação à maior incidência de casos, a VEM revela que é na área 4, que compreende a bairros como Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.

“Entretanto, não podemos nos ater somente a esses bairros, pois temos casos espalhados por toda cidade. Ainda temos um período de temperaturas predominantemente elevadas e chuvas constantes, o que resulta em uma situação propícia para proliferação do Aedes. Quando começar a esfriar, os casos começam a estagnar, mas não podemos deixar de tomar os devidos cuidados”, alerta Elaine Bertacco, supervisora da VEM.