O Programa de Apoio Pedagógico Especializado - Pape- é uma ação da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo principal promover ou oferecer atendimento especializado aos alunos da Rede Municipal que apresentem dificuldades de aprendizagem. Na última sexta-feira (15/2), uma reunião entre a equipe gestora do projeto deu início à agenda para este ano.

Participaram da reunião a secretária municipal da educação, Sônia Maria Pelegrini, a diretora do departamento de gestão do ensino fundamental, Roseli Furlan, as coordenadoras pedagógicas Sandra Barbosa e Vânia Belão, a educadora de saúde Selma Martin, as psicólogas Jéssica Ferruci e Thalita Campos, a assistente social Lucimar de Castro da Seduc, as psicopedagogas Marise Fernandes e Luciana Gomes, o médico Carlos Prata, do departamento de pediatria da Secretaria Municipal de Saúde e o médico Daniel Honorato de Barros, da residência pediátrica do HR.

Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, a proposta para este ano é aumentar o número de atendimentos, contemplando as 32 escolas que atendem ao ensino fundamental em Presidente Prudente.

“Iniciamos este trabalho em 2018 com alunos de 11 escolas. Foram realizados 109 atendimentos médicos, 83 casos discutidos pela equipe multidisciplinar, encaminhamento de 38 guias de referências para atendimento médico especializado e 6 avaliações concluídas pelo setor de psicologia, bem como 29 alunos em atendimento clínico psicoterapêutico. Para este ano, a meta é acompanhar todos estes casos e ampliar o número de atendimentos”, informa a secretária.

Entenda o Programa

O Pape é realizado sob o comando de uma equipe multidisciplinar realizado por meio de parceria estabelecida entre Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, e Faculdade de Medicina, Faculdade de Fonoaudiologia e Faculdade de Psicologia da Unoeste e da Residência em Pediatria do Hospital HR.

O intuito do programa é empreender esforços para compreender a natureza das dificuldades de aprendizado dos alunos, oferecendo atendimento e propondo estratégias que possam auxiliar os alunos rumo ao sucesso escolar numa perspectiva educacional inclusiva.