A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quarta-feira (13/02) o primeiro levantamento rápido de 2019 referente à infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

O Índice de Breteau (IB) totalizou 9.2, ou seja, a cada 100 imóveis pesquisados, existem 9.2 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti, o que deixa o município em estado de risco de surto. Já o Índice de Infestação Predial (IIP) totalizou 6.8, significando que a cada 100 imóveis pesquisados, 6.8 destes continham larvas do mosquito. Para que tenha baixo risco de surto de arboviroses, o Ministério da Saúde recomenda que estes números fiquem abaixo de 1.

A área da cidade que apresentou maiores índices foi a área 6, totalizando IB 15.51 e IIP 11.88. Os bairros que compreendem esta área são: Parque Imperial, Residencial Maré Mansa, Jardim Novo Bongiovani, Parque Residencial Carandá, Residencial Portinari, Residencial São Paulo, Alto da Boa Vista, Jardim Barcelona, Jardim América, Jardim Santa Clara, Jardim Maracanã, Parque São Matheus, Parque São Lucas, Parque São Sebastião, Sítio Sebastião, Jardim Santa Olga, Jardim Vitoria Régia, Jardim Eldorado, Jardim Belo Horizonte, Jardim Cobral, Jardim Panorâmico, Jardim Leonor. Os recipientes mais encontrados nesta área foram garrafas descartáveis, seguidos de garrafas retornáveis, latas e plásticos utilizáveis (reciclagem).

Como medida de prevenção, a VEM antecipou os trabalhos de intensificação, realizando mutirões de limpeza, palestras em toda rede pública e particular, rodas de conversa com os grupos de saúde das Unidades Básicas de Saúde, parcerias com as demais secretarias do município e distribuição de materiais educativos.

A equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da VEM está intensificando as medidas de prevenção, orientando com educação continuada sobre sinais e sintomas em toda a rede de educação (escolas municipais, particulares e universidades.)

Neste sábado (16/02), acontecerá um arrastão de combate ao Aedes na área 6, onde os agentes da Vigilância Epidemiológica irão visitar as residências para alertar sobre os tipos de recipientes que devem ser retirados e descartados no mutirão, como bacias, garradas pet e até pneus.

Nos mercados, bares e conveniências será realizado trabalho em parceria com os proprietários, para orientar seus clientes com relação ao armazenamento correto das garrafas retornáveis. Em parceria com as Unidades Básicas de saúde, durante toda a semana haverá rodas de conversa com os grupos de saúde.

Semana estadual

De 11 a 16 de fevereiro, ocorre a Semana Estadual de mobilização de combate ao Aedes, onde a equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da VEM está intensificando as medidas de prevenção, sinais e sintomas.

Em parceria com a Semav, foram colocados cartazes nos ônibus do município, Rodoviária e no Departamento de Educação para o Trânsito. Outra parceria firmada foi com a Secretária de Educação que enviou comunicado sobre a Semana Estadual, a todas as suas unidades.