Representantes de diversos segmentos da sociedade uniram forças para buscar o credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando a ampliar os atendimentos realizados na unidade.

O prefeito Nelson Bugalho e o presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer, Francelino Magalhães, promoveram nesta sexta-feira (08/02) uma reunião entre prefeitos de várias cidades da região, membros do Ministério Público Estadual e Federal, Poder Judiciário, do poder legislativo municipal e estadual, entre outras instituições, para o pontapé inicial de uma grande mobilização em prol desta causa.

O encontro, ocorrido no auditório do hospital, reuniu cerca de 200 pessoas. Durante a reunião, foi resgatada toda a história da fundação, desde a sua concepção até os dias atuais, em que presta cerca de 350 atendimentos por dia.

Este número, porém, pode se ampliar consideravelmente com o credenciamento junto ao SUS. Para Bugalho, a construção do Hospital do Câncer foi uma conquista de toda a sociedade prudentina e regional, mas a batalha ainda não está concluída. “Precisamos nos mobilizar mais uma vez, agora para obter este credenciamento. Seja por meio do governo estadual ou federal, o fato é que isso é indispensável para que o hospital possa servir à população em sua plenitude”, destacou o prefeito.

Após o evento, as autoridades presentes assinaram um documento cobrando das esferas superiores de governo a habilitação ao SUS. O grupo ali formado também fará visitas ao governo estadual e federal para acelerar as negociações.