Esta semana é de preparação de volta às aulas nas 68 unidades da Seduc- Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo Ensino Infantil e Fundamental 1 e pelo EJA – Educação de Jovens e Adultos. A aulas têm início na próxima segunda-feira, 11/2.

Uma das ações que estão sendo realizadas nas escolas é a entrega de aproximadamente 70 mil livros, tanto para alunos como para professores. Os livros fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, e em Presidente Prudente atende em média 10.500 alunos do ensino fundamental l. A distribuição é gratuita, e realizada através do Ministério da Educação, que realiza um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo.

Cada aluno da etapa do ensino fundamental receberá um livro de cada componente curricular ou seja, cada criança receberá um total de 6 livros, com exercícios e questões que os alunos poderão preencher, são os chamados livros consumíveis, das disciplinas como português, matemática, ciências, história, geografia e arte.

Para os professores e educadores das unidades escolares da etapa da educação infantil foram entregues livros para professor.

Escolha dos livros

Segundo a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, a escolha dos livros leva em considerando a sua adequação e pertinência à proposta pedagógica da rede municipal de educação e ainda a realidade escolar.

Ela explica que durante do ano letivo de 2018, a equipe de profissionais da rede municipal de educação fez a escolha dos livros didáticos para o ano de 2019 por meio de um processo, que é realizado conjuntamente entre os professores e equipe gestora, a partir da análise dos materiais didáticos e das informações contidas no Guia do PNLD .