O Governo de Presidente Prudente lançará nesta quarta-feira (10/10), o Programa de Apoio Pedagógico Especializado – PAPE. O lançamento será às 8h30 no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal.

O programa será realizado por meio de uma parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e os coordenadores dos cursos de Psicologia, Pós- Graduação e Mestrado em Educação, Faculdade de Fonoaudiologia e Faculdade de Medicina e ainda por meio de Convênio com o HR- Hospital Regional.

O programa tem como objetivo atender estudantes da Rede Municipal que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial. Nesse sentido, atua em consonância com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8069 de 13 de julho de 1990 e ainda o disposto nas estratégias 7.35 e 2.17, 2.17.1 e 2.18 do Plano Municipal de Educação.

“A finalidade do programa é promover a inclusão de todos os estudantes, principalmente àqueles que necessitam de uma atenção mais direcionada para os que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem”, afirma a Secretária Municipal de Educação Sônia Maria Pelegrin.

Ela explica que a Administração Municipal, por meio do prefeito Nelson Bugalho, está ampliando o investimento em educação e com o programa cumpre mais uma meta do Plano Municipal de Educação. “Nos baseamos no princípio que a inclusão de todos os estudantes só ocorre efetivamente quando há sucesso na aprendizagem, este é o principal motivo por lançarmos este programa”, disse a secretária .

Segundo Pelegrini, o levantamento inicial dos alunos, público-alvo do programa foi realizado por meio de questionário respondido por profissionais das escolas, chegando-se a um número aproximado de mil estudantes, cerca de 11% dos alunos da Rede Municipal.

Os atendimentos serão realizados por médicos pediatras e médicos residentes em pediatria com a realização de exames e diagnósticos e com equipes multiprofissionais, tais como psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos.

“Certamente esse programa afetará positivamente a vida dos estudantes, pois, de acordo com pesquisas, quanto menos problemas de aprendizagem, maiores são as possibilidades de integração social e prevenção das vulnerabilidades na infância, adolescência e idade adulta, como o uso de drogas, por exemplo, contribuindo para um comportamento mais assertivo durante toda a vida”, conclui Pelegrini.

Serão atendidas inicialmente alunos das Escolas Municipais Antônio Moreira Lima; E.M. Alayde T. F. Mota;E. M. Catarina M. Artero; E. M. Gisele Dalefi; E. M. Rotariano Antônio Zacharias; E. M Carmem P. Delfim; EM. Padre Emílio Becker e E. M. José Carlos Joao.