As obras de implantação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos nos distritos de Ameliópolis e Floresta do Sul, entregues hoje (13), marcam a conquista da universalização do saneamento básico em Presidente Prudente (sede e quatro distritos).

A inauguração dos sistemas de esgotamento sanitário em Ameliópolis e Floresta ocorrem nesta sexta, a partir das 17h, no Salão Paroquial de Floresta do Sul. O evento contará com a presença do prefeito Nelson Bugalho, do Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, João Cezar Queiroz Prado, entre outras autoridades.

Em números

O município conta com 99,8% de cobertura com água tratada; 99,4% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Os investimentos somam R$ 4,3 milhões nos dois distritos, beneficiando cerca de 2 mil pessoas.

Em Ameliópolis, foram implantados 4 quilômetros de rede coletora de esgoto, 175 ligações domiciliares, uma Estação de Tratamento de Esgoto e 3,8 quilômetros de emissários. O investimento de R$ 1,5 milhão atende a 550 habitantes do distrito.

Já em Floresta do Sul, as obras contemplam 10,2 quilômetros de rede coletora de esgoto, 519 ligações domiciliares, uma Estação Elevatória de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto, 592 metros de linha de recalque, 2,7 quilômetros de coletores-tronco e 710 metros de emissários. Foram investidos R$ 2,8 milhões que beneficiam 1,5 mil habitantes de Floresta do Sul.

40 anos de prestação de serviços - No dia 1º de outubro, a Sabesp completa 40 anos de atuação em Presidente Prudente. Desde o início da prestação de serviços, em 1978, a Companhia já investiu R$ 721,5 milhões nos sistemas de água e esgoto. Até o final do atual contrato com o município, em 2043, outros R$ 103,8 milhões devem ser aplicados em melhorias dos sistemas e na manutenção dos índices de atendimento alcançados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sabesp