A quinta-feira (29/07) foi de conclusão de curso na Fundação Inova Prudente. Se no período da tarde as pequenas receberam certificado na Oficina ‘Meninas Digitais – Introdução à Lógica de Programação’, a noite foi a vez dos adultos. É que eles participaram da última aula da primeira edição do curso ‘Introdução à Rede de Computadores com e sem fio’.

Conforme explica o facilitador, o instrutor em TI (Tecnologia da Informação) Reginaldo Caetano, a última aula foi destinada a conclusão do projeto de estruturação de rede de um caso específico. “Estudamos os conceitos de rede, cabeamento, topologias para estruturar uma rede, como fazer um cabo estruturado, onde conheceram os padrões de cabo 568A, 568B, CAT5e e CAT6e, enfim, o intuito do curso é saber montar uma rede cabeada estruturada”.

Reginaldo diz ainda que o curso contou com alunos que nunca tiveram contato com estruturação de rede, roteador, e que foi muito proveitoso. “Fiquei contente com o desempenho, pois percebi que veio gente para adquirir conhecimento, mas também para colocar em prática. Teve técnico no curso que quando utilizamos a ferramenta Packet 3, disse que nunca havia mexido com ela e que ajudará muito no dia a dia. Temos surpresas que se destacaram no lado feminino, pois há poucas mulheres na área. Isso também foi muito interessante”, ressalta.

Sobre os destaques do sexo feminino, a servidora pública Camila Franciane Evangelista de Melo é um deles. Ela conta que aprendeu a configurar roteador, “o que queria há muito tempo para fazer em casa e até para ganhar uma renda extra”. “E já coloquei em prática. Em casa fiz alteração no nome da rede e senha, pois há muito tempo não era feito, enfim. Gostei muito do curso e será útil até no emprego, pois poderei ajudar as pessoas”.

Assim como Camila, o técnico de Redes Marcélio da Silva Souza avalia o curso como muito bom e afirma que o aprendizado serviu para atualizá-lo sobre o que aprendeu no passado. “A área de redes sempre tem atualização e modificação, ou seja, o curso facilitará no que diz respeito a ferramentas, cálculo, entre outros. Como já atuo na área, a atividade serviu para praticar, adquirir agilidade. Sendo assim, em procedimentos mais longos, conseguirei diminuir o tempo”.

Teve até munícipes da região participando do curso. É o caso do auxiliar de cabista Helton Saad da Silva. Ele que é de Santo Anastácio também diz ter gostado do curso. “Será muito útil. Como trabalho na área, será muito bom, pois quando for preciso usar o conhecimento, estarei apto, colocarei em prática tudo que aprendi na Inova”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação