A Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’, a Inova Prudente, tem como missão institucional o desenvolvimento e o apoio da pesquisa acadêmica, científica e tecnológica. Sendo assim, por meio de convênio, permitirá que a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista) de Prudente utilize equipamentos da instituição.

Conforme o professor doutor do Departamento de Física da Unesp, Aldo Eloizo Jobi, os equipamentos serão utilizados em um projeto que faz uso do resíduo sólido visando a aplicação em inovação tecnológica. “Pegamos o látex de borracha natural, coletado da árvore, pega o resíduo industrial de couro, microniza e coloca dentro de um volume controlado da borracha, fazendo-se esteiras de diferentes espessuras e cores para aplicação em banco de couro, sapato, entre outros”, explica.

Sobre a parceria com a Inova, o professor doutor diz que é uma instituição que vem ao encontro dos grupos de pesquisas. “A Inova fazendo essa parceria junto ao Departamento de Física da Unesp, com a Engenharia de Materiais, busca inovação tecnológica. Além disso, os equipamentos vêm caracterizar ainda mais os produtos que desenvolvemos”, enaltece.

O diretor-presidente da Inova, Bruno Garcia Carnelóss, ressalta que a Unesp é uma importante instituição de ensino e pesquisa e que é uma honra poder colaborar em um projeto. “A Inova tem equipamentos que podem auxiliar o departamento de pesquisa da Unesp, ou seja, é uma forma de contribuirmos com o desenvolvimento de projetos na cidade, o que é importante para Fundação também, pois, dessa forma, equipamentos que estavam ociosos são utilizados”, conclui.

Além de Aldo e Bruno, estiveram presentes o presidente do Conselho Curador da Inova, Rogério Alessi, e o mestrando em Ciências e Tecnologia de Materiais, Vitor Peixoto Klienchen de Maria.