Alunos terão direito à bolsa-auxílio de R$ 660; curso é destinado aos maiores de 16 anos

O Governo Municipal atua no sentido de oferecer cada vez mais oportunidades de qualificação profissional à população. Agora, a Fundação Inova Prudente em parceria com o Governo do Estado oferece vagas no PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho).

Os interessados em fazer o curso que permitirá atuar com atendimento e recepção deverão se apressar. Isso por que o aprendizado terá início no dia 20 de julho e seguirá até 3 de setembro. O mesmo é destinado a pessoas maiores de 16 anos, ou 16 completos, sem limite de idade, que estejam desempregadas.

Ao todo, são oferecidas 60 vagas, sendo 30 para turma da manhã, das 7h às 12h, e outras 30 para tarde, das 13h às 18h. Para ambos os horários, será feita uma lista de espera com até dez nomes, isso no caso de haver desistência. O curso será de segunda a sexta-feira e o aluno terá direito a um lanche. As inscrições serão por ordem de chegada e deverão ser feitas na secretaria da Inova, que fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, Jardim Itaipu.

No ato da inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos pessoais, sendo os originais e cópias: RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Título de Eleitor, Cartão PIS, Comprovante de Residência e informar a renda familiar, sendo que não é necessário comprovar a mesma. Vale ressaltar que os menores de 18 anos não precisam de autorização dos pais e/ou responsável legal, entretanto para participar do curso é necessário ter, no mínimo, 16 anos completos.

A novidade não para por aí. Os inscritos terão uma bolsa-auxílio de R$ 660 em duas parcelas de R$ 330 que serão pagas sempre entre os dias 20 e 30, ou seja, a primeira entre 20 e 30 de agosto e a segunda no mesmo prazo em setembro. Dessa forma, a última parcela será paga após o término do curso. Para que não haja problemas no recebimento da bolsa, durante a inscrição o aluno deve observar com atenção seus dados.

Em relação ao montante mensal, R$ 210 é para auxílio alimentação e R$ 120 para auxílio transporte. É válido afirmar que o recebimento da bolsa será condicionado à presença do aluno. Os que tiverem três faltas consecutivas ou cinco interpoladas perderão o direito à bolsa. Além do auxílio em dinheiro e do lanche, todos receberão material para estudos com apostilas, caderno, lápis, entre outros.

O PEQ – É um programa de qualificação profissional viabilizado pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio de sua Coordenadoria de Políticas Emprego e Renda. Instituído em 23 de junho de 2008, tem como objetivo qualificar e requalificar o cidadão a fim de atualizá-lo junto ao mercado de trabalho. A iniciativa foi elaborada com base no diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional feita pela Sert em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, a partir de informações colhidas durante a caravana do trabalho que percorreu todo o Estado em 2007. De 2011 até 2017 foram criadas 63.331 vagas em todo o território paulista, segundo dados fornecidos pela Prodesp.

Serviço – A Inova Prudente fica na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, Jardim Itaipu. O telefone para mais informações é o 3909-9110.