Foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (11/7), o Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de Projetos de ‘Escolas sem Partidos’. O Congresso reúne professores, que atuam nos vários níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior), os graduandos de cursos de Pedagogia e cursos de licenciaturas, os mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação e demais profissionais interessados em refletir sobre a importância da educação escolar na promoção do desenvolvimento humano.

A secretária municipal de Educação, professora mestra Sônia Maria Pelegrini, representou no evento o prefeito de Prudente, Nelson Bugalho, o promotor de justiça Luiz Antônio Miguel Ferreira do Geduc- Grupo de Atuação Especial em Educação, o chefe do Departamento de Educação FCT/ Unesp, Rodrigo Barbosa Lopes e a coordenadora geral do congresso Rosiane de Fátima Ponce, realizaram a abertura oficial, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo.

A secretária de Educação afirmou que o congresso é um marco importante. “Há seis anos estamos em diálogo para a elaboração de um currículo novo para a Rede Municipal, isso é muito precioso para quem se preocupa que a educação tenha um suporte para formar um cidadão. Nós temos em Presidente Prudente vários cursos de ensino superior e a gente não concorda que não possamos contar com este suporte. Por isso, quero agradecer ao empenho e a participação de todos, para que a gente possa ter desenvolvimento regional, e em nome do prefeito, que acredita na educação de qualidade, quero agradecer a participação de todos”.

A secretária destacou a participação de 170 funcionários e educadores da Seduc estão inscritos no Congresso entre técnicos, diretores de escolas, orientadores pedagógicos e professores. Todas as inscrições foram financiadas pelo Governo de Presidente Prudente, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação está recebendo assessoria técnica para a construção de um novo currículo para a rede municipal. O trabalho visa elaborar coletivamente o currículo escolar com o aporte teórico-metodológico.

O promotor Luiz Antônio afirmou que o evento demonstra a importância de se debater a educação pública de qualidade e que passa pela formação. “Esse evento traz subsídios importantes para a esta formação, é uma oportunidade de fornecer aos participantes uma reflexão autônoma”.

O Congresso prossegue até amanhã sexta-feira (13), com a realização de minicursos e palestras. Outras informações sobre o congresso no endereço eletrônico: http://pedagogiahistoricocritica.com.br/programacao.

O congresso tem o apoio do Capes, Governo de Presidente Prudente, Fundunesp, Autores Associados, Adunesp, Toledo Prudente Centro Universitário, Departamento de Educação FCT/ Unesp, Sintrapp, EJCOMP, Sinergia/ Cut e Unoeste.