O público masculino é predominante no universo da tecnologia. Mas na Fundação Inova Prudente o cenário é o oposto dos vistos em universidades e no mercado de trabalho. Isso por que teve início nesta terça-feira (10/07) a Oficina ‘Meninas Digitais – Introdução à Lógica de Programação’. A iniciativa, cujo próprio nome deixa claro que é exclusiva a meninas, atraiu 13 crianças entre oito e 11 anos.

Embora a sala seja dominada pelas meninas nos quatro dias da oficina, que iniciou hoje e terá atividade na próxima quinta-feira (12) e nos dias 17 e 19, sempre das 14h às 16h30, teve um pai que fez questão de acompanhar de perto o início da oficina.

O pai da aluna Aline Saori Sato, Adriano Ferreira Sato, 36 anos, já trabalha na área. Ele, que é técnico em Internet, fez questão de incentivar a filha a participar da oficina. Adriano diz que em casa ela passa muito tempo no tablet ou no celular, e que a intenção é fazê-la aprender mais sobre programação. “Hoje, a tecnologia está dominando o mercado. Dessa forma, o quanto antes as crianças tiverem acesso ao aprendizado, será mais fácil no futuro, no mercado de trabalho, no dia-a-dia”, pontua.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, a facilitadora da oficina, a tecnóloga Maria Angélica Cardoso Martins Isique, afirma que o quanto antes aprenderem é melhor, “como aprender a ler, escrever, a língua portuguesa”. “A intenção é que elas comecem a entender a linguagem do computador, pois tudo que vai mexer hoje tem algo atrelado à tecnologia. Então por que não aprender essa linguagem? Vamos começar com lógica e depois iniciaremos essa linguagem”, comenta.

Maria Angélica conta ainda que 90% das aulas serão de prática com bastantes jogos para que as meninas entendam as funções, a ludicidade. “Nos quatro encontros vão aprender a lógica antes da programação. Verão que antes de fazer algo, terão que pensar. Aprenderão direções, vamos reforças norte, sul, leste, oeste, esquerda e direita, ângulos, enfim. Entenderão que quando tiverem atividades repetidas não precisarão inserir várias vezes o mesmo comando, será um só para ter a repetição”, detalha.

O diretor-presidente da Inova Prudente, Bruno Garcia Carnelóss, que deu as boas-vindas às meninas, acredita que a procura por parte do público feminino pelo mundo tecnológico segue uma crescente. Assim, ele diz que a oficina é para que essa tendência tenha sequência.

“Ainda nos bancos da faculdade nas áreas de informática e tecnologia, encontramos mais homens, porém vimos uma procura cada vez maior do público feminino. Para ajudar essa tendência ser crescente, vimos a oportunidade de uma forma lúdica introduzir as meninas ao mundo da programação, resolvendo problemas com desenhos animados que estão acostumadas ao dia-a-dia. No primeiro momento decidimos ser exclusivo a meninas para conseguirmos conquistar esse público e atraí-lo cada vez mais. Em breve devemos promoveremos algo aberto para todos”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação