Os servidores da Fundação Inova Prudente receberam nesta quarta-feira (13/06) uma capacitação de realidades, sendo elas a Virtual, Aumentada e Mixada. Eles, que participaram do treinamento, serão responsáveis pelas aulas da Oficina de Realidades aos alunos do Inova Kids, do Programa de Educação Integral Cidadescola.

De acordo com o consultor, Alessandro Altino, foi dado início a preparação para o Laboratório de Realidade, o ‘LAB R’, incluindo os primeiros contatos com vários aplicativos, “como trabalhar, fazendo descobertas, separando vídeos e já preparando aulas aos alunos”. “Não haverá apenas a utilização de conteúdo, mas também a produção. Além disso, iniciamos o mapeamento da Inova utilizando celulares para capturar fotos em 360º e nos próximos encontros será montado um tour virtual”, pontua.

Altino disse ainda que acompanha a área da educação e tecnologia há mais de 20 anos e desconhece iniciativas de municípios que utilizem ou irão utilizar óculos de realidade virtual em sala de aula. “Isso dará oportunidades inimagináveis às crianças. Separamos conteúdos sobre ciclo da água, visita a museus, o que de outra forma seria difícil, conhecer outras cidades, tudo por meio da realidade virtual. Isso tudo alinhado com a Seduc [Secretaria Municipal de Educação], conforme o conteúdo programático, e as demandas da própria secretaria”, relata.

Embora afirme que as crianças já tenham contato com Realidade Aumentada através de jogos em celulares e videogames, Altino acredita que as aulas irão gerar impacto positivo na vida dos alunos. “Na educação, essas inciativas são bem pontuais no país. Isso terá impacto na vida das crianças e certamente terão aprendizagem efetiva. Mais que isso, serão aulas inesquecíveis, tanto para elas quanto aos professores e estagiários envolvidos”, conclui.

Participaram da capacitação a professora que será responsável pela Oficina de Realidades, Fernanda Eveline Furini Passarello, os estagiários João Vitor Ferreira Ferrer e Vinícius Henrique Coutinho Alves, além de Jéssica Galindo, que é responsável pela Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada. A atividade foi acompanhada ainda por Adael Oliveira, que ministra curso de Introdução ao Arduino nesta semana da Inova.

Alessandro Altino é formado em engenharia, tem MBA em Gestão Empresarial, Empreteco e Rotariano; atua há 25 anos nas áreas de Educação, Tecnologia, Inovação e Cultura Empreendedora. Atualmente é CEO da Editora Toka, que produz material didático para o ensino de idiomas em escolas públicas e para o Terceiro Setor. Difusor de empreendedorismo e Inovação, foi o organizador do 1º SW Presidente Prudente e já participou como mentor e jurado de edições do evento, o que garantiu o título de CLA da Techstars.