O concurso de redação ‘Prefeito e Secretários Mirins’ será finalizado nesta sexta-feira (15/6). A proposta consiste em premiar as 20 melhores redações. Para essa primeira edição, o tema escolhido foi “Minha Presidente Prudente, Meu Brasil’. O resultado será divulgado a partir do dia 15 de junho de 2018.

O projeto tem como objetivo possibilitar aos jovens uma pausa para a reflexão, além de escolher o prefeito mirim, vice-prefeito mirim e secretários mirins. “Os jovens irão vivenciar e acompanhar durante um dia a agenda de prefeito, vice-prefeito e secretários”, explica coordenador da Juventude, Juliano Borges.

Poderão participar os estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares que possuem ativos os grêmios estudantis ou representação estudantil. O concurso será disputado em fase única e todas as redações serão feitas manualmente e entregues para a Coordenadoria da Juventude. Deverão constar nome completo, idade, escola e série do autor.

A redação deverá ser escrita no arquivo modelo Word e anexada na ficha de inscrição online, não podendo ter menos de 20 (vinte) nem mais que 30 (trinta) linhas.

Serão observados os seguintes critérios: Adequação obrigatória ao tema e ao gênero; Originalidade e criatividade; Clareza e objetividade na exposição e argumentos; Coerência no desenvolvimento e na organização do texto; e Criatividade.

A ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos nas avaliações realizadas pelos jurados na avaliação da redação. O estilo da redação é de livre escolha dos participantes, podendo ser dissertativa, narrativa, descritiva, poética ou qualquer outro.

Serão premiadas as 20 (vinte) redações mais bem pontuadas, sendo que o primeiro lugar ficará com a vaga de Prefeito Mirim e o segundo colocado com a vaga de Vice-Prefeito Mirim. Do 3º ao 20º lugar participam do sorteio para a escolha das secretarias. O autor da redação vencedora será premiado com uma Bolsa Integral do curso de idioma de inglês na Cultura Inglesa. O segundo e terceiro colocado, respectivamente, receberão um “Day Use” com direito a um dia no Terra Parque com o acompanhante.