O 11º Mutirão do Lixo Eletrônico movimentou o Parque do Povo de Presidente Prudente neste sábado (9/06) no período das 8h às 16h, no recuo montado na Avenida 14 de Setembro. A expectativa é de receber 60 toneladas de lixo eletrônico em quatro carretas, que serão enviadas para a SILCON AMBIENTAL.

Na logística do mutirão, os carros acionaram o recuo montado na avenida para descarte seu lixo eletrônico, com apoio de 250 voluntários acadêmicos da UNOESTE, que auxiliam na separação do material em bags, com apoio dos funcionários da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec).

O prefeito Nelson Bugalho e o vice-prefeito Douglas Kato estiveram no local pela manhã para acompanhar a movimentação e participação da população no descarte de lixo eletrônico.

Estiveram presentes diversas autoridades, secretários municipais, vereadores Willian Leite, Bozo, Démerson Dias. Também marcou presença o ex-prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o representante do Ceder, Mauro Bragato, entre outras autoridades que passaram ao longo do dia.

O mutirão realizado pelo Governo de Presidente Prudente e parceiros já se consolidou com um evento tradicional na cidade, sendo o maior evento realizado do Brasil com reconhecimento da CETESB e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O prefeito Nelson Bugalho parabenizou o trabalho da Setec e agradeceu o apoio de todos os envolvidos: Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento); Cooperlix, Secretarias Municipais, Inova Prudente e UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista).

De acordo com o prefeito, são mais de 500 toneladas que deixaram de ser descartadas na natureza, somadas as 11 edições realizadas.

O secretário de Tecnologia, Rogério Alessi disse que é a participação de Prudente e da região no Mutirão do Lixo Eletrônico “É fundamental para fazer deste evento um exemplo para todo Brasil”.

Alessi agradeceu aos parceiros envolvidos e adiantou para o próximo ano será estudada uma edição especial, na região norte, no Conjunto João Domingos Netto, a exemplo do que já ocorre no bairro Ana Jacinta.

- Novidades na 11ª Mutirão do Lixo Eletrônico

- As 60 toneladas de lixo eletrônico serão recolhidas pela SILCON AMBIENTAL, sem custos para o município. A empresa que possui tecnologia ambiental de ponta e certificação ISO 9001 e ISO 14001.

Para destinação correta conforme LEI nº 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

- Distribuição de 3 mil papa-milhas, além do tradicional sorteio de brindes, que ocorre todo ano. Serão 10 bicicletas; 1 Tablet; 1 Notebook e 1 Videogame. Os sorteios ocorrerão no término do evento às 16h, no Parque do Povo.

- Foram montadas tendas da Inova Prudente com a participação dos alunos das oficina de Criatividade do Cidadescola, onde com lixo eletrônico as crianças criaram robôs com lixo eletrônico descartado no local.

- O professor da rede municipal, Itamar Xavier de Camargo coordenou o projeto para elaboração de uma imagem gigante na grama através da reprodução do retrato de um aluno com uso de lixo eletrônico.