Mais de 200 pessoas estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (18/05) na Praça 9 de Julho, e participaram de passeata no Calçadão alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”. O evento realizado pela Prefeitura de Prudente contou com a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social (SAS), Saúde e Educação, além das entidades e conselhos.

A abertura da mobilização contou com a presença do prefeito Nelson Bugalho que ressaltou a importância data. “Esse é um dia para refletir contra a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. A sociedade tem que quebrar o silêncio”. O prefeito também parabenizou as entidades que estão à frente da mobilização.

Conforme a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Andreia Almeida, neste ano o Creas atendeu 354 casos de violência contra criança e o adolescente. Sendo que, deste total, foram 77 referentes à violência Sexual.

“O objetivo é de chamar a atenção para conhecer, refletir e combater esse tipo de violência. Reunimos as entidades e grupos, que são protagonistas desta luta, para falar do enfrentamento da violência contra criança e adolescente e para romper o silêncio”, disse a coordenadora.

Para a secretária da SAS, Fabiana Sales Macedo, “a intenção é promover um dia de mobilização para combater esse tipo de violência e conscientizar a sociedade para denunciar”, disse. Segundo ela, a data também marca 18 anos que foi instituído o projeto.

Após a abertura houve apresentação musical do Projeto Guri, em seguida a passeata no Calçadão da Maffei. Participaram da ação os projetos sociais: Criança Cidadã, Casa do Aprendiz Cidadã; Casa da Criança, Garotas Brilhantes do ADRA, além dos serviços de proteção Creas e Cras.

A ação contou com a presença dos vereadores William Leite, Geraldo da Padaria, além de representantes dos vereadores Elza do Gás, Alba Lucena, e do deputado estadual Ed Thomas.

A mobilização envolveu toda Rede de Proteção Sócio Assistencial CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, representado por Marina Zanelato; Conselho Tutelar e grupo de Mobilização pela Educação.

A Campanha ‘Faça Bonito’ projeta nossas crianças e adolescentes tem como símbolo uma flor. Os grupos entregaram panfletos com orientações sobre o Disque Denúncia 100, Conselho Tutelar; Polícia Militar 190 e Delegacias de Polícia.