Visando fortalecer o trabalho voluntário entre os jovens, o Governo de Presidente Prudente através da Coordenadoria da Juventude lançará nesta quarta-feira (16/5) às 9h da manhã, no Centro de Artes e Esportes Unificados ‘Prof. Samoel Brondi’, no Parque Alvorada, a Agenda Jovem Voluntário.

No lançamento, haverá palestra acerca do papel do voluntariado juvenil nos dias de hoje com a profissional Antônia Braz.

A agenda Jovem Voluntário oferecerá ao todo cinco projetos voltados a estimular o voluntariado juvenil, destaca os projetos: Jovem Solidário, Prêmio Jovem Voluntário, Campanha Social de Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal, Oficina de Capacitação de Voluntariado e a disponibilização do site.

O projeto Jovem Solidário consiste numa ferramenta que possibilita o cadastramento de jovens, que possuem habilidades e queiram desenvolver algum trabalho voluntário, para que a entidade tenha acesso a esses voluntários. A Coordenadoria disponibilizará o transporte para que o jovem faça esse trabalho junto à entidade.

A realização da terceira edição do Prêmio Jovem Voluntário em parceria com a Cultura Inglesa possibilitará ao município reconhecer, valorizar e promover os jovens que desenvolvem trabalho social.

Também em parceria com diversas entidades e o Fundo Social de Solidariedade, a coordenadoria lança o projeto Campanha Social de Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal, que visa arrecadar no mês de junho mais de 100 mil itens de produtos entre cremes dentais, sabonetes, shampoo e outros. Será também ofertada oficina de capacitação de voluntários com duração de quatro horas a cada quinzena.

Por fim, em parceria com a Central de Voluntários em Ação e Faculdade de Comunicação da Unoeste, colocará a disposição um site com informações das entidades e cadastrados de voluntários de uma forma geral.

De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, “para jovens que ainda não tenham experiência profissional, o trabalho voluntário pode ser uma importante oportunidade de ganhar essa experiência e na construção da sua rede de contatos. Além de contribuir na informação e formação do jovem, contribui ainda para ajudá-lo na construção do seu projeto de vida”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação