Com mais de 240 inscritos, o primeiro Arduino Day em Presidente Prudente foi um sucesso. O evento, promovido pelo Governo Municipal, por meio da Inova Prudente, atraiu pessoas de diversas idades. Quem passou pelo local pôde observar diferentes projetos da Inova, Serviço Social do Comércio (Sesc/Thermas), Serviço Social da Indústria (Sesi), Toledo Prudente Centro Universitário e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Instituições como a Etec (Escola Técnica) Professor Adolpho Arruda Mello e Fatec (Faculdade de Tecnologia) também marcaram presença.

Para o estudante da Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Guilherme de Souza Lamberte, o Arduino Day serviu para adquirir mais conhecimento. “Estou fazendo um projeto de uma bengala eletrônica e tenho em vista fazer uma impressora 3D, ambos utilizando o Arduino. O conhecimento adquirido ajudará muito em meus projetos”, disse, acrescentando que “quanto mais promover o Arduino, melhor é, pois não são muitas pessoas que têm conhecimento”.

Fabrício Luiz Asnar, que é formado em Gestão de Tecnologia da Informação e atualmente estuda ADS, assim como Guilherme marcou presença no evento para adquirir mais conhecimento. “Tenho um projeto em automação residencial. Assim sendo, o Arduino Day foi um ambiente bacana para aumentar meu networking com pessoas que têm experiência na área. Além disso, pude trocar informações, ter mais ideias, conferir projetos, enfim, ver o que os expositores têm de bagagem e saber sobre tendências do mercado”.

Sobre a realização do evento, Fabrício considera importantíssima, já que o Arduino é uma tendência mundial. “Pude ver crianças, adultos, entusiastas, todos buscando novos conhecimentos, projetos e ideias. É importante trazer esse tipo de evento para Prudente, pois a cidade tem carência de estimulo na área de tecnologia, principalmente para as crianças”.

Bruno José Garcia Carnelóss, que esteve à frente do seu primeiro evento como diretor-presidente da Inova, ficou feliz com o resultado. “Estimávamos receber cerca de 100 participantes e tivemos mais de 240 inscritos, o que superou as expectativas, pois promovemos o evento em um curto espaço de tempo. Tivemos muitas pessoas visitando, se interessando pelo curso, ficamos satisfeitos com o resultado”, comemorou.

O diretor-presidente disse ainda que é importante promover o Arduino Day, pois é uma maneira de inserir Prudente no ecossistema. “O evento no município está registrado no projeto oficial do Arduino Day, que é uma celebração mundial, ou seja, é uma forma de elevarmos o nome de Prudente”, concluiu.

O primeiro Arduino Day de Prudente contou com a presença do vice-prefeito Douglas Kato, do titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), além de representantes de entidades do município.