Nesta quinta-feira (10/5), teve início na Fundação Gabriel de Campos a primeira etapa da Oficina de Percurso, projeto da Coordenadoria da Juventude do Governo de Presidente Prudente.

O objetivo da Oficina de Percurso da Juventude é levar os jovens a se apropriarem de sua história e reposicionarem a frente das oportunidades, de forma que estabeleça propósitos e planeje passos para remover obstáculos e alcançar suas metas.

Trata-se de um espaço coletivo, de troca, aprendizado mútuo e reflexão conjunta, no qual cada jovem individualmente deve produzir o seu MAPA (Metas e Ações para a Autonomia), analisando seu próprio percurso, identificando alternativas e fazendo escolhas. O grande trabalho é auxiliar os jovens a compreenderem sua situação no contexto em que estão, e ajudá-los a tomar decisões fazendo escolhas entre as alternativas existentes.

O MAPA tem por objetivo levar os jovens a se apropriarem de sua história (passado), reposicionarem-se frente às oportunidades (presente) e, a partir daí, estabelecerem seus propósitos, planejando passos para remover obstáculos e alcançar objetivos (futuro).

A Oficina de Percurso é um ciclo composto por cinco sessões, cada uma delas com temas e conteúdos pré-determinados, que se desenvolvem numa sequência, uma vez que há um fio condutor do processo. O projeto prevê 24 oficinas, total de 10 horas divididas em 5 encontros de 2 horas.

A ação é uma iniciativa do programa Estação Juventude da Coordenadoria da Juventude em parceria com as entidades parceiras: Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Gabriel de Campos e Rasc Aprendiz. (colaboração – Victtoria Olliani)