Pela primeira vez no Brasil, um Governo Municipal lança um Edital de Fomento à Inovação e aplica R$ 100 mil de recursos próprios em projetos de pessoas físicas. Na noite desta sexta-feira (13/04), na Fundação Inova Prudente, o Município anunciou os cinco melhores projetos. A partir de agora, os empreendedores terão uma bolsa-auxílio de R$ 10 mil, sendo mil reais mensais, para que se dediquem às ideias e as insira no mercado.

Chegar até este momento não foi fácil. Após lançado, o edital recebeu mais de 30 inscritos. Desses, 20 foram selecionados para receber 200 horas de aceleração. Dos escolhidos, apenas nove chegaram até o momento mais aguardado: o pitch. Dessa forma, um júri especializado foi responsável em avaliar e selecionar os cinco melhores.

“A bolsa-auxílio é em reconhecimento ao esforço dos investidores e é um estimulo para que possam continuar desenvolvendo o trabalho de aperfeiçoamento. Esperamos que os projetos continuem o desenvolvimento, inclusive os que não ganharam a bolsa, para que possamos ter novas empresas em Prudente”, pontuou Rogério Alessi, que é secretário municipal de Tecnologia da Informação e diretor-presidente interino da Inova.

Para um dos ganhadores, Fábio Echer, da Cultiva Cotton, durante o período de aceleração o projeto evoluiu bastante. “Deu clareza e foco ao projeto e conseguimos avançar muito. Ter sido selecionado é um incentivo grande e acreditamos que nosso projeto tem potencial de ir ao mercado. O apoio que vamos receber vai servir para acelerarmos ainda mais o que estávamos fazendo”, comemorou.

Renata Ruiz, que foi a única mulher entre os cinco vencedores, também comemorou. Ela, que desenvolve a startup Deep View, disse ser gratificante estar entre os cinco melhores. “Foi muito bom todo apoio que recebemos. A consultoria foi importante para amadurecermos a ideia e chegarmos nessa fase. A bolsa, na fase inicial do projeto, também será importante para que possamos nos dedicar mais ao desenvolvimento, não só a bolsa como toda estrutura, suporte, enfim. Foi muito interessante participar de um projeto totalmente inovador na região de Prudente e que trará bons frutos à sociedade”, enalteceu.

Por fim, Rogério disse que o Governo contribui ativamente para o desenvolvimento da cidade na medida em que inclui ações de apoio ao empreendedorismo, à inovação e ao fomento da tecnologia, “desenvolvendo novos negócios para que possa ter no futuro um cenário que permita ao jovem empreendedor se fixar na cidade e não sentir a necessidade de buscar oportunidades fora como hoje acontece”.

Além dos já citados, estão entre os cinco ganhadores e receberão a bolsa-auxílio os projetos Vision Play, de Deyvisson Pinheiro; WePass, de Jonatas Zito; e RadEasy, de Ricardo Veiga. Ao todo, entre a fase de aceleração e agora com o investimento nos projetos, o Município, por meio da Inova Prudente, investirá R$ 100 mil em fomento à inovação.