Após os últimos retoques na estrutura e no paisagismo, está tudo pronto para a cerimônia de entrega oficial da Praça do Centenário. A festa está marcada para esta sexta-feira (13/04), a partir das 18h30. Toda a população está convidada a participar.

Durante o evento, será aterrada uma cápsula do tempo, com mensagens, fotos e documentos de todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram do centenário de Presidente Prudente. A cápsula só será aberta em 2067. Outras atrações previstas são a entrega das obras de restruturação da rotatória “Doutor Luciano de Souza Pinheiro”, com a presença de familiares do saudoso advogado.

Para encerrar a noite, os artistas prudentinos Adriana Cavalcanti e Da Silva conduzem a festa com interpretação de clássicos da música brasileira.

A Praça do Centenário está localizada em uma área total de 24 mil metros quadrados e tem mais de 11. 619 metros de área construída. O projeto do arquiteto da secretaria municipal de planejamento, Maurício Fernandes, tem um monumento em concreto aparente homenagem aos coronéis Marcondes e Goulart, com 8 metros de altura.

Na praça foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento com pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água.

Possui no solo em alto relevo a “Rosa dos Ventos”, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade. Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município: o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari, e o Rio Santo Anastácio.

Foram instaladas todas as luminárias e postes de iluminação de Led (que são mais eficientes e econômicas do que as tradicionais), e um imenso trabalho paisagístico 40 palmeiras imperiais que contornam a praça. Também compõem o paisagismo mudas de jequitibás, ipês, quaresmeiras, flaboyants, entre outras.