O sistema de georreferenciamento das vagas na rede municipal de ensino de Presidente Prudente foi selecionado para receber o Prêmio Inova Cidade 2018, concedido pelo Instituto Smart City Business America às cidades, organizações e iniciativas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida nos municípios.

O prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi, representarão Prudente na cerimônia de entrega da honraria, que ocorre na próxima terça-feira (17/04), às 20h, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento terá como anfitrião o governador em exercício do Estado, Marcio França.

O sistema desenvolvido pelo governo municipal já ganhou destaque na imprensa nacional, por ter ajudado a administração municipal a zerar a fila de espera por creches na cidade. “A ferramenta é baseada no endereço da criança e aponta as três escolas mais próximas, além da quantidade vagas disponíveis em cada unidade”, informa Alessi.

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, com a restruturação, foi possível ampliar consideravelmente o número de alunos matriculados. “Numa primeira etapa, matriculamos 1.683 crianças [100% da lista de espera de 2017] e, desde inicio do ano já foram chamadas mais 230 crianças, atendendo inclusive as crianças que fizeram inscrição após o prazo estipulado", declarou Sônia.

Um dos próximos passos do projeto, segundo ela, é permitir que os pais, ao se inscreverem, tenham três opções para matricular seu filho e que ele próprio possa escolher a escola dentre as apontadas pelo sistema.

A premiação compõe a programação do Smart City Business America Congress & Expo, que está em sua sexta edição e consolidou como o mais importante evento sobre cidades inteligentes das américas. Esta edição ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com palestrantes do Brasil e de diversos países, líderes empresariais, autoridades governamentais e dezenas de prefeitos que discutirão as melhores soluções para o futuro das cidades.