O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente confirmou nesta quinta-feira (12/04) 18 novos casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) sendo todos autóctones. Com as novas notificações, totalizam 54 casos positivos, deste o início do ano 2018 até o momento. Sendo 51 autóctones e três importados.

O CCZ iniciou nesta quinta-feira (12/04) os trabalhos de coleta de sangue para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina e Chipagem dos animais no Parque Residencial Mediterrâneo e bairros adjacentes. O trabalho ocorre por conta de um diagnóstico positivo em um cão do bairro.

A orientação do CCZ é que a população mantenha sua casa e seu quintal sempre limpo com poda de árvores e arbustos, capina e varrição; recolhendo as folhas e frutos das árvores, fezes de animais e restos de madeira, porque estes materiais acumulam umidade e favorecem a criação do mosquito palha, transmissor da LVC, uma vez que as larvas do mosquito se criam em locais sombrios, com vegetação e material em decomposição.

Em relação aos casos positivos de leishmaniose, as confirmações foram nos seguintes bairros: três casos no Residencial Monte Carlo; dois casos no Jardim Cobral. Outros bairros que notificaram um caso: Mário Amato; Cinquentenário; Sabará; Petrópolis, Vila Claudia Glória; Jardim Everest; Jardim Santa Paula; Humberto Salvador; Jardim Paraíso; Cohab, Cecap, José Rotta e Residencial Mediterrâneo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação