Sentar para comer o que foi preparado é a segunda parte da aula e talvez a mais aguardada e gostosa. Na primeira, as crianças literalmente colocam a mão na massa. Assim é a Oficina de Culinária, que sem sombra de dúvidas é a mais saborosa das oito iniciativas do Inova Kids.

Na oficina, que é conduzida por Márcia Gomes e Cícera Morelli, além de todo preparo da receita, os meninos e meninas aprendem a higiene necessária de cada alimento, bem como a função nutricional de cada um.

“Primeiro as crianças aprendem a parte nutricional, o que cada vitamina do alimento traz de benefício ao organismo. Posteriormente, a higienização e como é o preparo. Deixamos claro também que hoje são crianças, talvez não tenham autonomia para cozinhar em casa, mas que as lições aprendidas serão usadas na vida deles, daqui a alguns anos”, explicam.

Elas dizem também que todas as crianças têm interesse em participar e ficam na expectativa de ver o alimento pronto. “Todos ficam empolgados e entusiasmados, alguns, inclusive, fazem planos de montar um restaurante. Então, na aula, sempre apoiamos e afirmamos que são capazes, pois temos que incentivá-los a viverem o sonho”, pontuam.

Nesta semana, as turmas que passam pela Oficina de Culinária aprendem a fazer a Biscoito de Amido de Milho. Na próxima semana, as turmas aprenderão a fazer Pizza de Bolacha. “A parte mais gostosa e aguardada com muita expectativa é comer. Criança é criança, às vezes brinca, dá risada, mas no geral todas gostam da aula e participam”, concluem.

Além da Oficina de Culinária, as crianças têm ainda Ciências e Robótica I e II, Informática, Criatividade e Realidade Virtual. As atividades são realizadas pelo Governo Municipal por meio da parceria entre a Fundação Inova Prudente e as secretarias de Educação (Seduc) e Tecnologia da Informação (Setec). Semanalmente serão 2 mil atendimentos às crianças do Cidadescola, com idades entre 6 e 11 anos.