O lago do Parque Ecológico Cidade da Criança ganhou, na manhã desta quinta-feira, (22/03), em celebração do Dia Mundial da Água, 500 unidades alevinos de curimba. A soltura foi realizada pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) com a participação dos alunos do 5° ano do colégio Triedro.

O professor Rondinelle Artur Simões Salomão coordenou a ação que contou com a participação de discentes da graduação. De acordo com o docente os alevinos de curimba irão melhorar a qualidade da água do lago.

“Escolhemos a curimba, por ela ser nativa de bacia e a espécie possui características de filtradora, o peixe se alimenta de matéria orgânica. Portanto, esses alevinos ajudarão na filtragem da água, melhorando a qualidade e balneabilidade desse local”, comenta.

O presidente da Associação de Pesca dos Aposentados da Cidade da Criança, Benedito Lima acompanhou a soltura e agradeceu a iniciativa da Unoeste. “Atitudes como essa contribuem com a biodiversidade do ambiente, nos ajudando a manter o lago sempre com peixes”, declara.

A soltura de alevinos no dia 22 de março é uma forma de celebrar o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência Rio-92, no Rio de Janeiro, em 1992, como um lembrete sobre a importância desse recurso.

“Nossa intenção é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da água que serve como habitat para vários animais que dependem da presença de peixes na água para sobreviver”, acrescenta Rondinelle.

A Unoeste realiza solturas de peixes desde o ano passado, a iniciativa foi realizada em 2017 no Balneário da Amizade e este ano o lago do Parque Ecológico foi escolhido para receber os alevinos.

O gerente financeiro e administrativo da Cidade da Criança, Ubirajara Veneziani enfatizou a satisfação de receber práticas ambientais como esta na Cidade da Criança. “A parceria com a Unoeste e o Colégio Triedro nos traz muita alegria, pois podemos proporcionar as crianças uma atividade que resulta no repovoamento de espécies. A Cidade da Criança se coloca a disposição para futuras ações ecológicas como esta”.

Durante a soltura dos alevinos os acadêmicos da Unoeste tiraram as dúvidas das crianças sobre o trabalho do biólogo na preservação da natureza. Antes de introduzir os peixes na água do lago é necessário aclimatar o animal. “Eles precisam acostumar com o novo ambiente para não sofrerem com a alteração”, explica o professor.

Estudo integrado

Os estudantes do Colégio Triedro participaram ativamente da soltura dos alevinos, após a ação no lago as 47 crianças, acompanhadas por 6 responsáveis, fizeram peixes em dobraduras de papel para seguir com o material em sala de aula atrelando diversas disciplinas.

“O Dia Mundial da Água foi estudado em sala, os estudantes fizeram cartazes e discutiram sobre o tema, agora vivenciaram na prática o contato com a natureza”, declara a professora de Português do Colégio Triedro, Maria Conceição Marre Sabino.

Após a soltura os estudantes fizeram peixes em papel dobradura, com a orientação do acadêmico da Unoeste, Josué Pantaleão. “A atividade lúdica e teórica ajuda no aprendizado e reforça a conscientização, atrela biologia, arte, e várias outras disciplinas”, conta Pantaleão.

A estudante Sofia Furquim de 10 anos adorou a soltura. “Eu amo os animais, essa é uma forma de ajudar a manter a vida no lago, se não preservarmos a água ela irá acabar e só então todos perceberão o quanto ela é importante”, disse.