Oito oficinas serão oferecidas na Inova Prudente a partir desta segunda (26)

Está quase tudo pronto para as oficinas do Inova Kids que têm início nesta segunda-feira (26/03) na Fundação Inova Prudente. Nesta quarta-feira (21), as professores do Programa de Educação Integral Cidadescola que serão responsáveis pela oficina de Ciências, Fátima Rizzo e Lucimara Nascimento, passaram por capacitação com o professor e consultor de Química, Diego Ceccato.

Conforme Diego, que foi o responsável em elaborar as atividades que serão ministradas às crianças de 6 a 11 anos nas Oficinas de Ciências, foram apresentados todos os experimentos que serão desenvolvidos, além do embasamento teórico. Em contrapartida, ele diz ter recebido das professoras um panorama sobre como as iniciativas se ajustarão melhor aos pequenos.

“Hoje demos o start para quando as crianças chegarem estar tudo pronto. Vamos ter que ajustar as práticas conforme o andamento, porque temos que sentir dos alunos o interesse, mas foi montado todo um conjunto de experimentos voltados a crianças dessa faixa etária. A expectativa é que isso desperte o interesse pela ciência”, explica Diego.

A coordenadora pedagógica do Cidadescola, Aline Feba, que também acompanhou a capacitação, diz que todos estão empolgados, até mesmo pelo próprio ambiente “respirar o ar de ciência, o que não há nas escolas”. “As crianças poderão entender conceitos científicos que muitas vezes já vivenciam na prática, mas não sabem”, ressalta.

Aline pontua ainda que a criança por si só já tem curiosidade por novos aprendizados. Dessa forma, afirma que a intenção das oficinas é instigar ainda mais isso. “Muitas vezes no processo educativo acabamos podando essa criança. O objetivo das oficinas é instigar, independente da área que vão seguir. Não estamos pensando em formar químicos, estamos pensando que as experiências poderão ser utilizadas na sala de aula e na questão do processo de investigação”, acrescenta.

Além das professoras, participaram também as estagiárias Alice Gonçalves Pereira, Bárbara Maria Barros e Bruna Pimenta Soares, que atuarão nas oficinas de Ciências com as crianças do Cidadescola. Mais que no intermédio com os alunos, elas atuarão na pré-aula, deixando as práticas prontas para que as professoras executem, e no pós-aula, no tratamento dos resíduos utilizados e na organização dos laboratórios.

Inova Kids – Ao todo, o Governo Municipal, por meio da parceria entre a Inova Prudente com as secretarias municipais de Educação (Setec) e Tecnologia da Informação (Setec), preparou oito oficinas aos alunos do Cidadescola. São elas: duas de Ciências, duas de Robótica, Culinária, Informática, Realidade Virtual e Criatividade, o Fab-Lab.

De acordo com Aline, cada oficina terá entre 25 e 30 crianças, o que resultará entre 50 a 100 por período. “Enquanto uma turma está desenvolvendo uma atividade na oficina de Ciências, a outra da mesma escola está na de Robótica, após 1h os alunos trocam. Ou seja, sairão da Inova vivenciando duas oficinas por dia”, detalha, lembrando que as oficinas ocorrem no contraturno escolar.