Em visita oficial a Presidente Prudente, o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento (SAA), Arnaldo Jardim, oficializou na tarde desta terça-feira (20/03) a entrega de kits de equipamentos agrícolas a prefeitos de 12 cidades do interior paulista. Cada município recebeu um trator de 75 cv, acompanhado de distribuidor de calcário, pulverizador agrícola, semeadora e adubadora.

“Esses equipamentos serão destinados à atividade que chamamos de Patrulha Agrícola, permitindo que as prefeituras aqui representadas possam ajudar os pequenos produtores e a auxiliar a agricultura familiar”, declarou Jardim, durante discurso dirigido aos prefeitos contemplados, servidores e técnicos dos diversos órgãos ligados a SAA – como a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Defesa Agropecuária.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), João Carlos Marcondes, representando o prefeito Nelson Bugalho, e o líder do governo na Câmara, vereador William Leite.

As cidades contempladas com os kits são Álvares Machado, Bariri, Bauru, Cafelândia, Flora Rica, Guarantã, Lupércio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Paranapanema, Quatá e Rancharia.

Coaf

Na mesma tarde, o secretário Arnaldo Jardim inaugurou oficialmente a sede prudentina da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf), instalada em uma propriedade rural em frente ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. De acordo com o titular da Sedepp, trata-se de uma central de processamento e distribuição das verduras e legumes produzidos por aproximadamente 50 pequenos produtores rurais da cidade.

O barracão foi construído com recursos do Programa Microbacias II – Acesso ao Mercado, parceria do Governo do Estado de São Paulo com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). A verba, liberada para a cooperativa com apoio do então deputado estadual Mauro Bragato, chega ao montante de R$ 1.142.000,00.

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, busca fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado, para aumentar a competitividade da agricultura paulista. O programa é executado e coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento